“Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta com estas palavras: ‘A virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamarão Emanuel, nome que significa 'Deus conosco’”. (Mt 1,22-23)
São José estava prestes a romper o noivado com a Virgem Maria quando o anjo do Senhor apareceu em sonho e revelou a origem divina do Menino Jesus e qual forma ele será reconhecido.
Leia MaisOs títulos de Jesus: A Videira VerdadeiraOs títulos de Jesus: O Verbo DivinoO texto do Evangelho de Mateus interpreta a mensagem do anjo como uma profecia da vinda do Messias, da encarnação de Deus e também a personalidade do Filho de Maria, a partir do que o profeta Isaías proclama diante de Acaz, cinco séculos antes da vinda do anunciado nela:
“Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’” (Is 7,14).
Emanuel é mais que um título, mas sim um atributo, como Isaías explica que o Messias será chamado “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz” (Is 9, 5). Em hebraico, “ser chamado” e “ser” significa a mesma coisa, então “ser chamado Emanuel” significa, no fim, que “ele será o Deus vivendo com e entre nós”. Por natureza, ele é o Emanuel.
Isaías, em sua profecia, nos mostra ainda que algo muito especial acontece quando Emanuel (Deus conosco) está entre nós. Falando sobre o juízo que viria a Israel, o profeta ainda diz: “Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!” (Is 8,10).
Ele está no meio de nós!
E a profecia se cumpre plenamente, pois cremos que Cristo é a segunda pessoa da Santíssima Trindade, o Deus feito humano nascido em Belém, que cresceu em Nazaré e morreu em Jerusalém, ressuscitado ao terceiro dia e subiu aos céus, como Senhor do Universo.
O que Deus continua a realizar nesse mundo, faz através da humanidade de Jesus, a alma humana de Cristo se torna onipotente. Esta alma toca a nossa alma a todo o momento! São Lucas descreve que os discípulos após verem Jesus subir ao Céu, “voltaram a Jerusalém cheios de grande alegria” (Lc 24,52).
Eles haviam experimentado o quanto eram verdadeiras as Suas palavras. Assim como nós também sentiremos uma imensa alegria, se vivermos realmente na promessa de Jesus: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28,20)
Por isso, Jesus, é “o nome acima de todos os nomes” (Fl 2, 11). Este nome expressa a missão do Filho de Deus ao se encarnar. Revela o motivo da encarnação. Jesus, em língua hebraica, quer dizer “Deus salva”. Aquele que vem dar a saúde à alma, que é onde mora a enfermidade do pecado.
Jesus é o Senhor e estará para sempre presente, seu poder é total e sua presença é eterna. “Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pd 1,20). Somos os chamados a ser testemunhas e a proclamar com convicção a verdade do nascimento de Cristo, um tesouro não somente para nós, mas para todos.
Como foi a apresentação do Menino Jesus no templo?
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.