Em 17 passagens no Novo Testamento, Jesus é chamado como Filho de Davi. Trata-se simplesmente de uma profecia do Antigo Testamento, do profeta Natã para Davi, no livro de Samuel, que afirma que, da descendência de Davi viria o Messias, o ungido de Deus para restaurar o reino de Israel.
Leia MaisOs títulos de Jesus: a pedra angularTítulos de Jesus: O Filho do HomemOs títulos de Jesus: O Príncipe da Paz“Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Se ele fizer o mal, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de filhos de homens, mas minha misericórdia não se apartará dele, como a retirei de Saul, a quem expulsei de diante de tua presença. Tua casa e teu reino serão firmes para sempre diante de mim, e teu trono será estável para sempre”. (2 Sm 7,14-16)
Confirmação da promessa pela paternidade adotiva de José
O evangelista Mateus, em seu livro, faz o vínculo de Jesus como Messias à “Casa de Davi” a partir do carpinteiro de Nazaré. Mateus chama Jesus de "Filho de Davi" (Mt 1,1), e Lucas também relata que José “era da casa e família de Davi” (Lc 2, 4).
Em sonho, o anjo anunciou a José que Maria iria conceber Jesus pela ação do Espírito Santo. Conhecedor das profecias e, justo como sempre, ele entendeu a missão que teria em cuidar do Salvador.
“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados” (Mt 1, 20-21)
O título de Filho de Davi era de uso frequente pelos judeus; Não é de se estranhar que, em várias passagens do Evangelho, Nosso Senhor aprove os que lhe dão esse nome e recompense esse reconhecimento com curas milagrosas aos que assim o invocam com fé, como no caso do cego Bartimeu.
"Quando soube que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!'" (Mc 10,47)
Em sua inteligência admirável, a apropriação do título e caráter de Filho de Davi não significa que Jesus fosse e se considerasse apenas um Messias, porque era e proclamava ser ainda Filho de Deus, em sentido próprio e natural.
Jesus enfatizou que não seria apenas filho, mas também Senhor pelas próprias palavras de Davi:
“Naquele tempo, Jesus ensinava no Templo, dizendo: 'Como é que os mestres da Lei dizem que o Messias é Filho de Davi?' O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu Senhor: senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Portanto, o próprio Davi chama o Messias de Senhor. Como é que ele pode então ser seu filho?” (Mc 12, 35-37)
O ministério terreno do coração de Jesus foi a proclamação do reino; e o uso que Ele faz desta palavra podia significar apenas uma coisa: a restauração do reino de Davi, e o Senhor fez questão de esclarecer essa esperança!
O Filho de Deus se fez criança, entrou na história e viveu como cada um de nós, menos no pecado. Sofreu e se alegrou também como todos nós. Morreu verdadeiramente na cruz. E só depois Deus Pai o ressuscitou. Assim, nós sempre podemos encontrar em Jesus a própria humanidade e, ao mesmo tempo, tomar consciência da vida nova que Ele nos dá.
Programa “Em Comunhão” destaca o Evangelho de Mateus
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.