"Eis que o Dia há de chegar, como forno aceso a queimar. Os atrevidos, os que praticam injustiças, o Dia que há de vir, como palha, vai incendiar – diz o Senhor dos exércitos –, sem deixar-lhes sobrar nem raízes nem ramos. Mas para vós que tendes o meu temor, o sol da justiça há de nascer, trazendo o alívio em suas asas”. (Ml 3, 19-20).
Leia MaisOs títulos de Jesus: A luz do mundoOs títulos de Jesus: O Filho de DaviOs títulos de Jesus: a pedra angularA profecia de Malaquias, última do Antigo Testamento se refere claramente ao Salvador, que é confirmada pelo louvor de Zacarias no Evangelho de Lucas.
"Graças à terna misericórdia de nosso Deus, com a qual nos visitará, como sol que vem do alto, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de guiar nossos passos no caminho da paz”. (Lc 1, 78-79)
É muito conhecida esta bela expressão se referindo a Nosso Senhor Jesus Cristo como o Sol da Justiça, pois no Filho, Deus Pai vem visitar o seu povo como o sol nascente a toda manhã, e o eterno vem com grandiosa ternura e misericórdia para conduzir e salvar o seu povo.
A própria Igreja utilizou esta profecia para instaurar o Natal na data que conhecemos hoje em dia, aproveitando da festa do deus-Sol, que era cultuado pelo povo romano, e relacionou essa festa com o verdadeiro Sol da Justiça. Em 25 de dezembro, temos o solstício de inverno no hemisfério norte, ou seja, o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Com isso, é mais fácil catequizar as pessoas, pois Jesus sempre foi o dia de Deus, e sempre supera a noite do pecado.
O Sol que retira as nossas trevas
Um único Sol é capaz de iluminar todo o planeta Terra, ao mesmo tempo em que ilumina outros planetas do nosso sistema.
Não é sem motivo que se fala de um sol “risonho”. Talvez o brilho do sol também seja o motivo pelo qual os habitantes das regiões mais próximas ao Equador sejam, em geral, mais alegres e despreocupados. O sol faz bem à alma. Sem o sol, a vida seria impossível na terra.
A vitamina D é gerada numa proporção de 90% na pele e na retina dos olhos por efeito dos raios ultravioleta, o que é particularmente importante logo após o inverno. A carência de vitamina D pode propiciar várias doenças.
Como Sol da Justiça, Jesus nos proporciona a plena saúde também para nossa alma. Nele, Deus nos presenteou com tudo. Quem nele crê, pode alegrar-se. Com ele começa um novo dia, com ele acende-se a luz, com ele tudo floresce e cresce espiritualmente.
Sinônimo de justiça
Cristo sendo Deus, ao mesmo tempo que ama o pecador, Ele repugna o pecado, e virá julgar a todos os povos nos últimos tempos, como nos diz a Palavra de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica no diz, no número 1022:
“Cada homem recebe, na sua alma imortal, a retribuição eterna logo depois da sua morte, num juízo particular que põe a sua vida na referência de Cristo, quer através duma purificação, quer para entrar imediatamente na felicidade do Céu, quer para se condenar imediatamente para sempre”.
Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém (PA), nos orienta a sempre a viver nossa vida pelo seguimento da Luz de Cristo:
"Deixar-se iluminar pelo Sol da Justiça é ato de inteligência, pura sabedoria! A salvação de Deus quer entrar pelas frestas abertas nas janelas de nossas almas, como o sol da manhã que irrompe glorioso! Quando fazemos um balanço de nossa vida e dos contatos que temos com as pessoas, não é difícil perceber que a luz é maior do que as trevas. Estamos diante de uma luta desigual, na qual o amor de Deus e sua salvação valem mais do que a iniquidade!"
Padre João Mendonça fala como Jesus transforma nossas vidas
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.