Durante o tempo quaresmal, sempre aparece um dos títulos mais conhecidos de Cristo: o Salvador da humanidade, pois Deus sempre teve isso como projeto: conduzir todos os povos à salvação.
“Isto é uma boa coisa e agrada a Deus, nosso Salvador; ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2 ,3-4)
Mas também existe outro grande título atribuído a Jesus que está dentro deste plano de Salvação: O Santíssimo Redentor.
Para entender o que significa, explicamos do que se trata a redenção, palavra que significa “Ato de resgatar de qualquer forma de escravidão ou opressão”, ou seja, a libertação de toda limitação que impede o acesso do ser humano à plenitude com Deus.
“Jesus Cristo, morrendo, apagou nossa condenação com seu sangue para que assim recuperássemos a esperança do perdão e da salvação eterna”, diz Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, no livro A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Deus enviou seu Filho Jesus para ensinar o amor incondicional a Deus, capaz de nos resgatar das indecências humanas. Na liberdade e no amor, Jesus se oferece ao máximo, para que seja extrema nossa vontade de estar mais perto de Deus.
“Jesus é o Redentor! O Messias enviado junto do Pai para redimir toda a humanidade. A palavra’ redentor’ está intimamente ligada a palavra ‘salvação’, por isso, Jesus é o ápice de toda redenção que o Pai ofereceu para toda a humanidade. A redenção é a proposta do Pai por meio de Jesus para nós! Abraçar esta redenção é alcançar a própria salvação. Portanto, o caminho da nossa salvação é a pessoa de Jesus!”, disse o missionário redentorista Padre Ferdinando Mancílio.
A entrega total de Cristo na Cruz resgata a humanidade dos poderes que nos oprimem. O amor incondicional de Deus, explicitamente mostrado na Páscoa e na efusão do Santo Espírito, dá movimento e dinâmica de liberdade, apontando para uma nova direção, como está no livro de Gálatas.
“Mas quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à lei, para resgatar os que estavam sujeitos à lei, a fim de recebermos a adoção filial” (Gl 4, 4 -5)
Projeto de redenção para todos
A Redenção que Jesus nos oferece é uma libertação integral, ou seja, física e espiritual, pessoal e social, temporal e eterna. A proposta de Jesus é que acolhamos o Reinado de Deus em nossas vidas, no qual seremos todos filhos de um mesmo Pai e nos trataremos como irmãos. e no qual o dom da vida e o direito de viver dignamente serão iguais para todos.
Para ainda mais divulgar esta devoção e o significado deste resgate em nossas vidas, algumas dioceses, ordens e os Missionários Redentoristas celebram no terceiro domingo de julho, a Festa do Santíssimo Redentor, solenidade que está intimamente ligada a este mistério vindo da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“O mundo carece de redenção. São tantas as situações de escravidão, situações que precisam ser atingidas pela Redenção, e nós somos o canal para que ela atinja a todas essas realidades. É preciso que haja comida na mesa das pessoas, que haja saúde, que haja emprego. Que Maria Santíssima, nos ajude a trilhar o caminho bendito de seu filho, o Santíssimo Redentor”, disse Padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., superior da Província Nossa Senhora Aparecida, na festa do Santíssimo Redentor em julho de 2022.
Padre Rodrigo Arnoso fala sobre a Redenção na Bíblia
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.