A vida neste mundo é repleta de tribulações e desafios. Muitas vezes, diante das nossas dificuldades e das dificuldades daqueles a quem amamos, sentimos o peso do sofrimento. E ao olhar ao nosso redor, também nos angustiamos com a violência, as guerras e os problemas que nossa sociedade enfrenta.
Deus, sabendo dos sofrimentos de seus filhos, nos concede em Maria, uma Mãe amorosa que nos consola com ternura e bondade. Por isso, esta bela devoção vem ao nosso encontro para que, diante da agitação, encontremos Maria, Nossa Senhora da Paz.
A Devoção
Os problemas e dificuldades são inerentes à vida humana. Por isso, a devoção a Nossa Senhora da Paz tem estado presente em vários locais e épocas diferentes. Uma das origens mais reconhecidas é na França, no século XVI.
Leia MaisA beleza da simplicidade: Como Maria nos ensina a viver a vida cotidianaAs Lições que aprendemos de Maria em sua visita a IsabelA Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
Em 1503, em Paris, uma estátua de Maria foi erguida durante um período de intensos conflitos civis e religiosos.
Em Roma, a devoção foi fortemente promovida no início do século XX, quando o Papa Bento XV, em meio à devastação da Primeira Guerra Mundial, encomendou a construção da igreja de Santa Maria Rainha da Paz. Este santuário se tornou um lugar de oração pela paz mundial.
Nas Filipinas, Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem é especialmente venerada desde o século XVII, sendo protetora dos marinheiros e viajantes que buscam segurança e tranquilidade nas jornadas.
Em El Salvador, Nossa Senhora da Paz é a padroeira nacional. A devoção começou no século XVIII, quando a cidade de San Miguel foi poupada de uma terrível tempestade após fervorosas súplicas à Virgem Maria.
Maria, Consoladora dos Aflitos
Maria, Nossa Senhora da Paz, é uma presença viva e consoladora na vida de seus filhos. Como Mãe, Maria exerce um papel fundamental de consolo e intercessão. Em momentos de conflito e angústia, encontramos em Maria uma Mãe querida que compreende nossas dores e intercede junto a Deus para que alcancemos paz e alívio.
São João Paulo II, em novembro de 2001, na Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania, nos deixou uma bela oração a Nossa Senhora da Paz.
Que estas palavras, nos inspirem a colocar diante de nossa Mãe Santíssima todas as nossas preocupações, pedindo-lhe que nos leve sempre ao encontro com Jesus, nossa Paz.
Aqui reproduzimos um trecho da oração:
Ó Maria, Auxílio dos Cristãos, recorremos a Vós em nossas necessidades
com olhos de amor, mãos livres e corações ardentes,
Recorremos a Vós para podermos ver o vosso Filho, nosso Senhor.
Levantamos as mãos para ter o Pão da Vida (...)
Abrimos de par em par os corações para receber o Príncipe da Paz.
Protegei os vossos filhos de todo o mal,
porque as ondas são altas e estamos longe de casa.
À medida que nos aventuramos pelos oceanos do mundo,
e atravessamos os desertos do nosso tempo,
mostrai-nos, ó Maria, o fruto do vosso ventre,
porque, sem o vosso Filho, estamos perdidos.
Pedi que nunca desfaleçamos na viagem da vida,
que, com o coração e a mente, por palavras e obras,
nos dias de tempestade e nos de bonança,
sempre possamos olhar para Cristo e dizer:
Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem? (...)
Auxílio dos Cristãos, protegei-nos!
Luminosa Estrela do Mar, guiai-nos!
Nossa Senhora da Paz, rogai por nós!
.:O Missionário Redentorista Pe. Mauro Vilela traz uma reflexão sobre “sofrimento como escola espiritual” junto ao Ir. André Luiz. Confira!
Papa anuncia Ir. Raffaella Petrini como governadora do Vaticano
Com essa escolha, Francisco continua com seu objetivo de dar espaço a mais mulheres na liderança da Igreja.
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.