A vida neste mundo é repleta de tribulações e desafios. Muitas vezes, diante das nossas dificuldades e das dificuldades daqueles a quem amamos, sentimos o peso do sofrimento. E ao olhar ao nosso redor, também nos angustiamos com a violência, as guerras e os problemas que nossa sociedade enfrenta.
Deus, sabendo dos sofrimentos de seus filhos, nos concede em Maria, uma Mãe amorosa que nos consola com ternura e bondade. Por isso, esta bela devoção vem ao nosso encontro para que, diante da agitação, encontremos Maria, Nossa Senhora da Paz.
A Devoção
Os problemas e dificuldades são inerentes à vida humana. Por isso, a devoção a Nossa Senhora da Paz tem estado presente em vários locais e épocas diferentes. Uma das origens mais reconhecidas é na França, no século XVI.
Leia MaisA beleza da simplicidade: Como Maria nos ensina a viver a vida cotidianaAs Lições que aprendemos de Maria em sua visita a IsabelA Maternidade de Maria nos Ensina a Educar no Amor
Em 1503, em Paris, uma estátua de Maria foi erguida durante um período de intensos conflitos civis e religiosos.
Em Roma, a devoção foi fortemente promovida no início do século XX, quando o Papa Bento XV, em meio à devastação da Primeira Guerra Mundial, encomendou a construção da igreja de Santa Maria Rainha da Paz. Este santuário se tornou um lugar de oração pela paz mundial.
Nas Filipinas, Nossa Senhora da Paz e Boa Viagem é especialmente venerada desde o século XVII, sendo protetora dos marinheiros e viajantes que buscam segurança e tranquilidade nas jornadas.
Em El Salvador, Nossa Senhora da Paz é a padroeira nacional. A devoção começou no século XVIII, quando a cidade de San Miguel foi poupada de uma terrível tempestade após fervorosas súplicas à Virgem Maria.
Maria, Consoladora dos Aflitos
Maria, Nossa Senhora da Paz, é uma presença viva e consoladora na vida de seus filhos. Como Mãe, Maria exerce um papel fundamental de consolo e intercessão. Em momentos de conflito e angústia, encontramos em Maria uma Mãe querida que compreende nossas dores e intercede junto a Deus para que alcancemos paz e alívio.
São João Paulo II, em novembro de 2001, na Exortação Apostólica Ecclesia in Oceania, nos deixou uma bela oração a Nossa Senhora da Paz.
Que estas palavras, nos inspirem a colocar diante de nossa Mãe Santíssima todas as nossas preocupações, pedindo-lhe que nos leve sempre ao encontro com Jesus, nossa Paz.
Aqui reproduzimos um trecho da oração:
Ó Maria, Auxílio dos Cristãos, recorremos a Vós em nossas necessidades
com olhos de amor, mãos livres e corações ardentes,
Recorremos a Vós para podermos ver o vosso Filho, nosso Senhor.
Levantamos as mãos para ter o Pão da Vida (...)
Abrimos de par em par os corações para receber o Príncipe da Paz.
Protegei os vossos filhos de todo o mal,
porque as ondas são altas e estamos longe de casa.
À medida que nos aventuramos pelos oceanos do mundo,
e atravessamos os desertos do nosso tempo,
mostrai-nos, ó Maria, o fruto do vosso ventre,
porque, sem o vosso Filho, estamos perdidos.
Pedi que nunca desfaleçamos na viagem da vida,
que, com o coração e a mente, por palavras e obras,
nos dias de tempestade e nos de bonança,
sempre possamos olhar para Cristo e dizer:
Quem é Este, a quem até o vento e o mar obedecem? (...)
Auxílio dos Cristãos, protegei-nos!
Luminosa Estrela do Mar, guiai-nos!
Nossa Senhora da Paz, rogai por nós!
.:O Missionário Redentorista Pe. Mauro Vilela traz uma reflexão sobre “sofrimento como escola espiritual” junto ao Ir. André Luiz. Confira!
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.