O que é pensar? Por que existo? O que é o conhecimento? São perguntas como essas que inspiram o homem para um bem pensar a própria existência. O fato de pensar e questionar-se já é o início de um pensamento filosófico.
Mas o que é Filosofia, senão um caminho que ajuda o ser humano a pensar a partir do pensamento de grandes homens e mulheres do passado, como, por exemplo, Aristóteles, Platão, Sócrates, Heráclito e Parmênides?
Leia MaisFilosofia e Política: A reflexão e o discernimento em torno da PolíticaEducar para admiração e para espanto é a proposta da FilosofiaPensar sobre si mesmo leva o homem ao questionamento, também sobre o mundo e sobre o outro. Logo, ele é levado a refletir sobre o seu papel no mundo, dentro de uma realidade ao qual está inserido, e questionar tal realidade.
Com isso, o ato de pensar e refletir é uma forma de amadurecimento, tanto pessoal, como também social. Questionar a realidade nos ajuda a compreender melhor o mundo em que vivemos.
“Filosofar, como vai dizer o filósofo Thomas Ransom Giles, não é encontrar soluções já escritas na realidade”, mas fazer Filosofia, pensar e refletir a realidade é buscar compreender o mundo a partir de si, olhando o mundo e o outro que está ao seu redor.
Ou seja, a partir do momento em que observamos o mundo e percebemos que o outro e o eu, estamos inseridos neste mundo, passamos a olhar a realidade ao qual estamos inseridos com um olhar crítico, na busca da felicidade.
Filosofia: um caminho de busca do sentido da vida
Ao contemplarmos o mundo que nos circunda, percebemos o quão pequenos somos. Começamos a ter a noção da amplitude que a vida tem, e o mistério que está por trás de cada ser e a partir daí, o homem começa a se questionar a respeito do sentido da própria vida e de sua existência no todo do cosmos.
Perguntas como: “quem sou eu?”, “de onde vim?”, “para onde vou?”, “qual o sentido para minha vida?”, fazem com que o homem comece a questionar o seu caminhar no mundo e o sentido que ele dá a própria vida.
Questionar é caminhar em busca de sentido, e neste caminho encontramos respostas para outras questões que surgem ao longo da vida, ou seja, para se descobrir o sentido da vida, deve-se sempre questionar se o caminho que se está trilhando é o certo para si. “Conhece-te a ti mesmo”, o grande questionamento do pensamento socrático, ainda hoje nos impele a conhecermo-nos mais profundamente, e com isso, desvelar o sentido da vida.
O sentido da vida é diferente para cada pessoa. No ato de se questionar, cada ser humano encontra-se com suas sombras e suas luzes internas, mas cabe a ele discernir qual deve seguir. As escolhas formam o caminho que percorremos em nossas vidas e, partir daí, percebemos o sentido da nossa vida.
Portanto, a Filosofia ajuda o ser humano no exercício do questionamento, tanto em questões internas e subjetivas, quanto externas e objetivas. A busca pelo sentido da vida, então, depende de cada homem e mulher que deseja questionar-se e conhecer-se a si mesmo(a).
:: Está gostando desses conteúdos?
Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe!
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.