Os motoristas, quando estão na estrada, a ele pedem proteção.
Os viajantes, antes de iniciar a nova jornada, a ele fazem uma oração.
Padroeiro dos motoristas e dos viajantes, São Cristóvão ganhou esse título por levar Jesus nos ombros, na travessia de um rio.Leia MaisComo os devotos motoristas são acolhidos no Santuário Nacional?Dia do Caminhoneiro: motoristas falam de sua devoção a São Cristóvão
Pouco se sabe sobre a verdadeira história de São Cristóvão, mas de acordo com a lenda grega, seu nome era Réprobo (em latim significa malvado), e fazia parte da tribo dos bárbaros antropófagos e teria sido convertido e engajado nos exércitos imperiais.
Uma característica bem marcante de Réprobo era sua altura fora do comum, um verdadeiro gigante. Seu sonho era servir ao mestre mais poderoso do mundo e iniciou sua missão para encontrar quem seria esse mestre.
Percorreu diversos lugares para à procura de reis, líderes e governantes, quando percebeu que, por medo, todos se curvavam a Satanás. Com o passar do tempo, também percebeu que seu novo mestre fugia ao se deparar com uma cruz, e decidiu então abandonar Satanás, já que ele temia outro mestre.
Foi então que passou a desejar servir ao Senhor e foi orientado praticar caridade e realizar coisas boas. Usou sua altura para ajudar pessoas a atravessar um rio, que por falta de pontes, diversas pessoas se afogavam.
Certo dia, um menino pediu para ser levado para a outra margem, mas durante o caminho, Réprobo reparou que o menino começou a ficar cada vez mais pesado, e com muito sofrimento terminou a travessia. Ao chegarem, ele disse que o menino era tão pesado que parecia que ele estava levando o peso de todo o mundo nas costas.
O menino, sorrindo, lhe respondeu: “Tu levaste sobre os ombros mais do que o mundo todo — levaste o seu Criador! Eu sou o Jesus a quem tu serves!”
A partir deste dia, afirmou que daria a vida por seu mestre e passou a ser chamado por São Cristóvão, que significa “aquele que carrega Cristo”, assumindo sua missão de peregrinar levando a palavra de Jesus.
Por ser o transportador dos viajantes e quem carregou Cristo na travessia do rio, passou a ser invocado por motoristas e viajantes para ser o santo protetor e guiar o percurso a ser seguido.
Ó, São Cristóvão,
que atravessastes a correnteza furiosa de um rio
com toda a firmeza e segurança,
Porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus,
Fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração,
Porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro
e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar,
Venham elas dos homens ou do espírito infernal.
São Cristóvão, rogai por nós.
Amém.
Programa Família dos Devotos entrevista Luís Severino, caminhoneiro aposentado
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.