Espiritualidade

Por que São Lucas é padroeiro dos médicos

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

31 OUT 2024 - 10H35 (Atualizada em 31 OUT 2024 - 11H35)

Photographee.eu/ Shutterstock

No mês de outubro, a Igreja celebra a memória de São Lucas. São Lucas é autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos, contribuindo de forma significativa para o Novo Testamento.

Mas, além de ser conhecido por seu relato da vida de Jesus e dos primeiros cristãos, há um aspecto especial de sua vida que queremos ressaltar em nossa reflexão: São Lucas era médico.

O Evangelho de São Lucas tem características próprias, que revelam o olhar atento e compassivo desse evangelista. Ele nos oferece relatos detalhados sobre a infância de Jesus, dando-nos o relato de momentos como a Anunciação, o nascimento de Jesus e sua apresentação no templo. Lucas é o evangelista que mais realça o papel de Maria, trazendo à tona seu “sim” incondicional e sua vida de humildade e obediência a Deus.

Outra característica marcante de seu evangelho é a ênfase no perdão e na misericórdia de Deus. Histórias como a do Filho Pródigo e o relato do bom ladrão na cruz são exclusivas de São Lucas e nos mostram o profundo amor de Deus por todos, especialmente por aqueles que se arrependem e buscam sua graça.

Mas o que torna São Lucas ainda mais especial é sua formação. De acordo com a tradição, ele era médico, informação que vem de uma menção feita por São Paulo em sua Carta aos Colossenses (Col 4, 14), onde ele se refere a Lucas como “o amado médico”.

O conhecimento de medicina de São Lucas o capacitou a cuidar dos corpos dos que estavam doentes, mas, com sua missão como evangelista, ele se tornou também um curador de almas, anunciando Aquele que é o verdadeiro Médico das almas: Jesus Cristo.

Jesus, em sua compaixão, não apenas curava as enfermidades do corpo, mas oferecia a cura mais profunda e definitiva, que é a salvação da alma. E São Lucas, com sua sensibilidade de médico, soube captar essa dimensão integral da pessoa humana em seu relato evangélico.

Assim como um médico se dedica a tratar o corpo, São Lucas nos mostra que a missão de Cristo é curar o ser humano em sua totalidade. Ele é aquele que veio para “dar vista aos cegos, libertar os cativos” (Lc 4, 18) e, sobretudo, dar a vida eterna aos que creem nele.

Em um mundo onde a saúde física é tão valorizada, São Lucas nos lembra que a cura não é apenas do corpo, mas também da alma. A missão de um médico é nobre e digna, mas o convite de Cristo é que essa missão vá além. Que São Lucas inspire todos os médicos a seguirem seu exemplo, sendo não apenas curadores de corpos, mas também servidores de um amor que vai além das enfermidades físicas, tocando a alma e restaurando a dignidade de cada ser humano.

Peçamos de maneira especial pelos médicos, para que nunca esqueçam que a medicina é, principalmente, uma vocação de serviço e doação. Que São Lucas interceda por nós e por todos os médicos.

Escrito por:
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...