No mês de outubro, a Igreja celebra a memória de São Lucas. São Lucas é autor do terceiro evangelho e dos Atos dos Apóstolos, contribuindo de forma significativa para o Novo Testamento.
Mas, além de ser conhecido por seu relato da vida de Jesus e dos primeiros cristãos, há um aspecto especial de sua vida que queremos ressaltar em nossa reflexão: São Lucas era médico.
O Evangelho de São Lucas tem características próprias, que revelam o olhar atento e compassivo desse evangelista. Ele nos oferece relatos detalhados sobre a infância de Jesus, dando-nos o relato de momentos como a Anunciação, o nascimento de Jesus e sua apresentação no templo. Lucas é o evangelista que mais realça o papel de Maria, trazendo à tona seu “sim” incondicional e sua vida de humildade e obediência a Deus.
Outra característica marcante de seu evangelho é a ênfase no perdão e na misericórdia de Deus. Histórias como a do Filho Pródigo e o relato do bom ladrão na cruz são exclusivas de São Lucas e nos mostram o profundo amor de Deus por todos, especialmente por aqueles que se arrependem e buscam sua graça.
Mas o que torna São Lucas ainda mais especial é sua formação. De acordo com a tradição, ele era médico, informação que vem de uma menção feita por São Paulo em sua Carta aos Colossenses (Col 4, 14), onde ele se refere a Lucas como “o amado médico”.
O conhecimento de medicina de São Lucas o capacitou a cuidar dos corpos dos que estavam doentes, mas, com sua missão como evangelista, ele se tornou também um curador de almas, anunciando Aquele que é o verdadeiro Médico das almas: Jesus Cristo.
Jesus, em sua compaixão, não apenas curava as enfermidades do corpo, mas oferecia a cura mais profunda e definitiva, que é a salvação da alma. E São Lucas, com sua sensibilidade de médico, soube captar essa dimensão integral da pessoa humana em seu relato evangélico.
Assim como um médico se dedica a tratar o corpo, São Lucas nos mostra que a missão de Cristo é curar o ser humano em sua totalidade. Ele é aquele que veio para “dar vista aos cegos, libertar os cativos” (Lc 4, 18) e, sobretudo, dar a vida eterna aos que creem nele.
Em um mundo onde a saúde física é tão valorizada, São Lucas nos lembra que a cura não é apenas do corpo, mas também da alma. A missão de um médico é nobre e digna, mas o convite de Cristo é que essa missão vá além. Que São Lucas inspire todos os médicos a seguirem seu exemplo, sendo não apenas curadores de corpos, mas também servidores de um amor que vai além das enfermidades físicas, tocando a alma e restaurando a dignidade de cada ser humano.
Peçamos de maneira especial pelos médicos, para que nunca esqueçam que a medicina é, principalmente, uma vocação de serviço e doação. Que São Lucas interceda por nós e por todos os médicos.
A santidade é o chamado fundamental a todos os filhos de Deus!
São Mateus relata o Sermão da Montanha, onde Jesus nos ensina a ser santos através das Bem-Aventuranças
CELAM promove curso sobre a Economia de Francisco e Clara
Curso “Com Clara e Francisco: Reconstruindo a Casa Comum” explora ecologia e espiritualidade, promovendo ações locais e redes de economia sustentável.
Papa pede que rezemos pelos pais que perderam um filho
Papa Francisco fez questão de reforçar que não há uma palavra que defina um pai que perde o filho, assim como viúvo ou orfão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.