Espiritualidade

Por que São Simão era chamado de Zelote?

Primo de Jesus, o apóstolo era muito cuidadoso com pelo templo e pelas coisas sagradas

Escrito por Redação A12

28 OUT 2022 - 14H05 (Atualizada em 28 OUT 2022 - 15H13)

Francisco de Herrera

Junto com São Judas Tadeu, em 28 de outubro a Igreja celebra São Simão, também Apóstolo de Jesus, o menos conhecido entre os doze. Para não confundir com Pedro, que se chamava Simão, nos Evangelhos, um dos primos de Jesus é chamado de Cananeu, porque era natural de Caná da Galileia.

Leia MaisConfira curiosidades sobre São Simão e São Judas TadeuSaiba a diferença entre Judas Tadeu e Judas Iscariotes

Simão também era conhecido como "Zelote", por ser um ardoroso defensor dos costumes judaicos, tinha o desejo de retirar o Império Romano do poder em Israel a qualquer custo para reconquistar o poder e a autonomia política de Jerusalém.

Esse zelo pelas coisas sagradas e pelo templo se confundia com um espírito de combate e vingança que guardava dentro de si. Mas a partir do encontro com Cristo, seu coração e seus pensamentos mudaram ao entender que o Salvador veio ao mundo não apenas para uma libertação política, mas a verdadeira liberdade.

As palavras e principalmente as atitudes de Jesus tocaram a alma de Simão que ao invés da violência passou a usar a força misericórdia e do anúncio do Evangelho de Cristo, se tornando testemunha da Ressurreição e de seus ensinamentos.

Reprodução Facebook
Reprodução Facebook


Coragem apostólica

Recebendo o Espírito Santo junto aos demais apóstolos (At 2), Simão iniciou suas missões pelo Egito, Mauritânia, Líbia, Numidia, Cirenia e Abjásia, sendo instrumento de Deus para a conversão de numerosos pagãos na costa nordeste do Mar Negro.

Assim como os outros apóstolos, Simão também percorreu os caminhos do Evangelho sem mala, sem dinheiro, pregando o reino dos Céus; curou os enfermos, ressuscitou os mortos, limpou os leprosos, expulsou os espíritos maus; zeloso desde jovem das tradições hebraicas, e agora zeloso e humilde servo do Senhor.

Judas Tadeu e Simão foram martirizados a golpes de bastões, machados e lanças a mando de sacerdotes da religião persa. Isso terá ocorrido no dia 28 de outubro do ano 70. Foi Santa Brígida da Suécia (1303-1373) que propagou a devoção a São Judas Tadeu como santo das causas perdidas, desesperadas e difíceis de serem resolvidas. 

Esses dois apóstolos, Judas Tadeu e Simão, foram exímios missionários do Reino de Deus. E que nós, como discípulos, possamos exercer também, com vigor profético, a nossa missão evangelizadora.


Reze conosco a Oração a São Judas Tadeu


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...