Hoje é celebrado o dia de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas. Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos e sofreu a perseguição do imperador Valeriano, em Roma, na Itália. Serviu como coroinha do Papa Xisto II nos serviços secundários do altar durante as celebrações eucarísticas.
Em uma época de muitas perseguições à Igreja e aos cristão, o adolescente de apenas 12 anos se ofereceu para levar hóstias consagradas para uma prisão, onde diversas pessoas seriam executadas. O papa abençoou Tarcísio e entregou-lhe uma caixa com hóstias. No entanto, no percurso, foi reconhecido e apedrejado até a morte. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado, na Basílica de são Silvestre, em Roma.
Serviço do Coroinha
O trabalho do coroinha é parte da grande riqueza e beleza da liturgia da Igreja. A função recebeu diversas mudanças com o tempo, mas sua essência permanece.
Qual a função do coroinha? Como a participação nesse ministério ajuda na caminhada de fé da criança? O que essa pastoral tem a ensinar ao(à) pequeno(a) e a toda comunidade/ paróquia?
Padre Camilo fala sobre o assunto em seis tópicos importantes.
Leia MaisAcólitos e Coroinhas: presente e futuro da IgrejaORAÇÃO DOS COROINHAS1. A liturgia da Igreja, em sua grande riqueza, tem várias funções e responsabilidades. Muitos são os cristãos, de todas as idades, que se colocam para ajudar a comunidade a bem celebrar a presença de Cristo. Entre estas funções temos o ministério dos coroinhas. Ministério é serviço. E é um verdadeiro serviço de fé que as crianças e adolescentes oferecem como coroinhas nas celebrações da Igreja, principalmente na liturgia da Missa.
2. Antes do Concílio Vaticano II, o coroinha tinha a função de ajudar a responder a missa, lembrando que todos os textos eram em latim. O coroinha ajudava o padre a preparar o altar para a celebração, organizando tudo que era necessário para o ato litúrgico, lembrando que antes do Vaticano II não tínhamos pastoral litúrgica e nem equipe de liturgia. O Coroinha batia o sino para avisar a comunidade que estava se aproximando o momento da consagração.
3. A presença dos coroinhas nas celebrações é extremamente importante, pois eles ajudam não apenas o sacerdote, mas toda a comunidade a entender o riqueza da liturgia. O trabalho do coroinha não está restrito às missas. Ele é importante em outras celebrações litúrgicas da Igreja: Batizados, Casamentos, e também em outros momentos oracionais: procissões, novenas.
4. Até 1994, o ministério de coroinhas era exclusivo de meninos. Em 1994 o Papa João Paulo II abriu a possibilidade de meninas também servirem ao altar como coroinhas.
5. A importância dos coroinhas na Igreja, além do serviço ao altar, está também na dimensão vocacional. Muitos meninos que serviram como coroinhas, se encantaram pelo serviço do altar e se tornaram padres. O ministério de coroinhas é um grande canteiro vocacional, seja para o ministério ordenado como para o engajamento em outras pastorais.
6. Outra grande importância dos coroinhas está em envolver as crianças nas coisas de Deus, despertando nelas carinho, cuidado e amor para com tudo aquilo que é sagrado. Como Jesus criança no templo em Jerusalém disse para o coração de Maria e José que ele devia estar nas coisas do Pai. Também os coroinhas se tornam para outras crianças um bonito testemunho de amar o que é de Deus e de ter alegria e estar na casa de Deus.
Formação Para Coroinhas
O A12 possui um conteúdo preparado especialmente para a formação dos coroinhas. Acesse Aqui!
O Missionário Redentorista Pe. Camilo explica também em vídeo a função do coroinha. Confira:
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.