Nos tempos antes de Cristo, os povos pagãos tinham seus deuses, aos quais eram dados nomes próprios, como acontece com os seres humanos.
Leia MaisOração ao Santíssimo Nome de JesusDom Eduardo Malaspina é nomeado como bispo diocesano de Itapeva (SP)O Deus de Israel revelou-se a Abraão como El Shaddai (Gn 17,1), nome que significa “Todo-poderoso”. No Antigo Testamento encontramos outros três nomes para Deus: Elohim (Deus), Adonai (Senhor) e Javé (Ele é).
Os dois primeiros são genéricos, mas o terceiro ficou sendo o nome próprio do Deus dos hebreus.
Este nome foi revelado a Moisés na sarça ardente, ao pé do Sinai, quando ele recebeu a missão de libertar o povo da escravidão do Egito.
Quando Moisés lhe perguntou Seu Nome, Deus disse: “Eu sou Aquele que sou”. E começou a ser chamado de “Ele é”. Esse Nome sagrado era escrito na língua hebraica com quatro letras: YHWH e, por isso, era chamado de “Tetragrama”.
Para obedecer ao segundo mandamento, “não tomar seu santo Nome em vão”, os hebreus nunca o pronunciavam, dizendo em seu lugar “Adonai”. Por isso, perdeu-se a pronúncia exata do Nome, mas tudo indica que era pronunciado como “Javé”.
De onde veio então a pronúncia “Jeová”?
Na língua hebraica antiga, escreviam-se apenas as consoantes, e as vogais foram inseridas na Bíblia somente por volta do final do século I d.C..
Sendo impronunciável esse Nome, cada vez que ele aparecia no texto, devia-se ler Adonai. Para isso, nas consoantes YHWH, os sábios judeus introduziram, não as vogais adequadas, mas sim as da palavra Adonai: YaHoWaH. Sendo breve o primeiro “a”, ele equivale a “e”. A pronúncia errônea que daí resultou – “Jeová” – remonta à Idade Média.
Hoje, com exceção de grupos como as “Testemunhas de Jeová”, tal pronúncia tornou-se obsoleta. “Jeová”, portanto, é a combinação das consoantes YWHW com as vogais de Adonai.
Este Nome tem um significado muito profundo. É interpretado como “Eu sou Aquele que está aí para vós”. Assim, o nome de Deus é uma promessa, um compromisso. Comenta o Papa Francisco:
“Deus permanecerá para sempre na história da humanidade como Aquele que está presente, Aquele que é próximo, providente, santo e misericordioso. Ele estará presente e agindo até o fim dos tempos”.
Isto é confirmado pelo outro nome de Deus: Emanuel, o Deus conosco, que lemos em Is 7,14.
Para nós, cristãos, o Nome de Deus é “Pai, Filho e Espírito Santo”. Os outros nomes eram provisórios, porque ainda não tinha sido revelado o mistério da Santíssima Trindade.
Padre Mauro reflete sobre o nome de Deus
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Ao nascer, Cristo abriu para nós a porta da Salvação
O Natal celebra a chegada da salvação por meio da encarnação de Jesus. Ele é a grande luz que ilumina nossas trevas e nos oferece esperança e vida nova.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.