Espiritualidade

Quaresma: tempo para nos exercitarmos na academia espiritual

Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)

Escrito por Maurício Ribeiro

16 FEV 2024 - 14H28 (Atualizada em 16 FEV 2024 - 16H08)

NDAB Creativity/Shutterstock

Uma das coisas que nos fazem ser contemporâneos é ter o hábito de praticar esportes em academias, em busca de saúde e estética. Praticar exercícios é bom e necessário, faz bem para nos mantermos saudáveis. Porém, devemos tomar cuidado para não fazermos do nosso corpo um templo de ostentação!

Leia MaisÉ pecado ir à academia? Padre Zezinho respondeIr à academia e se exercitar é algo que muitas pessoas realizam. No entanto, você já parou para pensar como anda sua prática de exercícios na academia espiritual?

Nesta Quaresma, somos chamados a fazer os exercícios que deixam nosso “espírito saudável”, pois diante de Deus somente nossa alma tem valor. Para isso convido-os a praticar intensamente três exercícios: o amor, o perdão e a caridade.

AMOR

No topo da lista dos exercícios da academia espiritual encontramos o amor. Eis o mandamento que Jesus nos deixou na noite da traição: “Amai-vos uns aos outros!” Como anda nossa prática de amar o outro, principalmente aqueles que não nos amam? Nos dias de hoje, a frase “Eu te amo” ficou muito banalizada, muitas pessoas saem por aí dizendo-a da boca para fora, mas por dentro estão vazias de amor.

Praticar o amor não é fácil, mas é necessário; é o único mandamento que Jesus nos deixou.




E quando amar se torna um exercício difícil para nós? Quando devemos amar quem nos feriu. Como nos diz Jesus, que recompensa teremos se amarmos somente aqueles que nos amam?

Por isso, como anda nossa prática de amor com quem nos feriu? Amamos de fato essas pessoas ou seguimos nossa intuição rancorosa? Amamos profundamente as pessoas a quem dirigimos a frase “Eu te amo” ou falamos isso apenas no calor do momento, para iludir o outro?

Deus nos ama, Deus é amor. Seu filho Jesus nos deixou o mandamento do amor. Por isso, se somos seus seguidores, devemos praticar intensamente o amor: o amor a nós mesmos e ao próximo. E tenhamos a plena certeza de que, no entardecer da vida, seremos julgados pelo amor.

PERDÃO

Acredito que é o exercício mais difícil de se praticar, pois muitas pessoas têm dificuldade em levantar os ‘halteres’ do perdão, que são muito pesados, mas indispensáveis para manter nossa saúde espiritual, nossa paz de espírito.

Quantos problemas e discussões poderiam ser evitados, quantos egoísmos seriam curados se houvesse mais perdão? Então, olhando para nós hoje, nos perguntemos: somos capazes de perdoar de todo o coração? De quebrar o espelho do rancor e da mágoa e enxergar o perdão como uma solução de paz para nossa vida?

Fizkes / Shutterstock
Fizkes / Shutterstock


Na academia do corpo, a musculação nos deixa fortes e belos por fora; na academia da alma, é o perdão de coração que nos deixa em paz por dentro. E a oração é o antídoto contra os anabolizantes que nos fazem perdoar somente da boca pra fora.

CARIDADE

Assim como na academia do corpo, se não fizermos bem-feitos os exercícios, não obteremos resultado, na academia na alma é mesma coisa. Ao praticar a caridade, existem dois efeitos: a caridade feita de todo o coração, que nos faz sentir-se bem interiormente e que o Pai nos dá a recompensa, e a caridade feita aos holofotes, que fazemos somente por fora, para aparecer e receber elogios dos outros, e depois nos sentimos vazios por dentro.

Como nos diz o Papa Francisco: viver a caridade é acolher o amor de Deus e fazer um esforço pelo outro.

Neste tempo favorável, procure exercitar fielmente a caridade de todo o coração, sem querer se aparecer para os outros. É um exercício que fará bem à nossa alma.

A oração é a fonte de energia para praticar o amor, o perdão e a caridade.

Antonio Gravante/ Shutterstock
Antonio Gravante/ Shutterstock


O amor, o perdão e a caridade são exercícios difíceis de fazer, de colocar em prática, porém são indispensáveis para a saúde de nossa alma. Vamos nos preocupar com a beleza da alma, pois o mundo vê o nosso corpo, mas Deus vê a nossa alma. A oração é o antídoto contra os anabolizantes que nos fazem perdoar, amar e ser caridosos somente da boca para fora.

Eis o tempo de conversão, de mudança. Busquemos fielmente o aprofundamento na oração, ela é a nossa fonte de energia para realizarmos os exercícios da academia espiritual.

:: As promessas da Quaresma

Escrito por:
Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)
Maurício Ribeiro

Maurício José Ribeiro Campos Felizardo é Professor de Matemática licenciado pela UNESP e é atualmente o coordenador dos Cerimoniários e Coroinhas do Santuário Nacional.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...