Espiritualidade

Que sentido nós damos ao trabalho?

Ao ser criado, o homem recebeu uma missão, uma vocação: administrar, continuar a criação, aprimorando-a.

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

05 MAI 2022 - 07H45 (Atualizada em 05 MAI 2022 - 08H18)

Conforme a Doutrina Social da Igreja, que os Papas têm ensinado através de suas Encíclicas, o trabalho é um direito e um dever de todo ser humano. O Papa Francisco acrescenta que se trata de uma prioridade humana.

Com efeito, diz a Bíblia que, ao criar o homem, Deus colocou-o no jardim de Éden para o cultivar e o guardar (Gn 2,15). Assim, antes do pecado original já existia a lei do trabalho. Ao ser criado, o homem recebeu uma missão, uma vocação: administrar, continuar a criação, aprimorando-a.

É o trabalho que torna o homem semelhante a Deus, pois ao trabalhar ele é criador, é capaz de criar. E isto lhe dá dignidade. É a dignidade que o faz assemelhar-se a Deus. A dignidade do trabalho. O homem moderno tomou consciência desse valor ao reivindicar o respeito aos seus direitos e à sua personalidade.

Ao comentar a festa de São José Operário, que coincide com o Dia do Trabalhador, o Papa Francisco explica:

“Celebramos São José Operário, recordando-nos sempre que o trabalho é um elemento fundamental para a dignidade da pessoa humana. Trabalho quer dizer dignidade, trabalho significa trazer o pão para casa, trabalho quer dizer amar!”

O trabalho é fonte de autorrealização e de serviço aos irmãos. O livro do Eclesiastes repete várias vezes que a pessoa encontra sua felicidade no trabalho bem feito, cf. Ecl 3,13:

“Que o homem coma e beba desfrutando do produto de todo o seu trabalho, é dom de Deus”.

“O dom do trabalho é o primeiro dom dos pais e mães aos filhos e filhas, é o primeiro dote com o qual os ajudam a levantar voo para a vida adulta” – continua o Papa Francisco. Isto concorda com um antigo provérbio dos rabinos hebreus: “Pai que não ensina um ofício ao filho, ensina-o a roubar”.

Leia MaisOração à Nossa Senhora do TrabalhoPapa Francisco: O trabalho é participação na própria obra da SalvaçãoNa cultura israelita não existia o preconceito dos gregos, de que o trabalho seria uma ocupação humilhante, destinada só aos escravos. Em Israel, trabalhar era uma nobre tarefa, assumida até pelos rabinos.

Jesus santificou o trabalho na oficina de Nazaré; São Paulo também trabalhava enquanto anunciava o Evangelho, inclusive repreendeu preguiçosos dizendo que “quem não quer trabalhar, também não há de comer” (2Ts 3,10).

O Papa Francisco nos pede para combater o desemprego, além de defender dignidade para os trabalhadores, igualdade na retribuição salarial entre homens e mulheres e respeito pelos direitos conquistados.

Escrito por:
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...