Neste dia 24 de novembro celebramos o Dia do Rio. Vamos, então, abordar alguns aspectos, mas também o significado único e espiritual do Rio Paraíba do Sul, na altura do Porto Itaguaçu, local onde, em 1717, três pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Leia MaisConheça a simbologia do Porto ItaguaçuVeja algumas curiosidades sobre Porto Itaguaçu
A água dos rios é fonte de vida. Assim como um rio irriga a terra e faz brotar frutos, a graça de Deus, simbolizada pela água, nutre nossa alma e gera em nós frutos de amor e santidade.
O Rio Paraíba percorre os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e na cidade paulista de Aparecida foi o lugar onde se deu início a devoção à Padroeira, esta que se propagou justamente como as águas de um rio que percorre diversos locais, reúne pessoas, oferece vida.
Da mesma forma que o rio renova a terra e sustenta o que nele habita, a Mãe Aparecida é para nós a “Fonte da Vida” que nos conduz a Cristo, a verdadeira água viva (Jo 4,14).
Cuidar do meio ambiente
O Santuário Nacional se preocupa em preservar a qualidade da água do Rio Paraíba por meio de uma parceria com a SOS Mata Atlântica, que realiza um monitoramento mensal na cidade de Guaratinguetá, no bairro Vila Paraíba, e em Aparecida, nos bairros Itaguaçu e Ponte Alta.
Nesse sentido, celebrar o Dia do Rio é também um dia de alerta para o cuidado com a criação, o reconhecimento de sua importância como dom de Deus.
Esta data é ainda uma chance de renovar nossa fé na vida que brota de Deus e, como um rio, transformar e enriquecer tudo o que tocarmos e vivenciarmos.
Que o Rio Paraíba seja uma inspiração no desejo de sermos rios de graça, que levam e preservam a devoção à Nossa Senhora. E que a Virgem Maria, sob o título de Aparecida, nos ensine a ser canais de vida e de encontro com o Seu Filho, fonte eterna de água viva.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.