O exame de consciência integra o processo de uma boa confissão. É necessário vivê-lo para que com o auxílio do Espírito Santo possamos olhar para os nossos erros, nossas falhas e sejamos capazes de nos reconhecer como pecadores. Leia MaisExiste confissão virtual?Confissão ou Direção espiritual?
Nesse sentido, a Igreja nos orienta a fazer um bom exame de consciência e, apenas depois, recorrermos ao Sacramento da Confissão.
Esse exame é então considerado uma preparação para o momento de dizer os pecados ao sacerdote e receber o perdão de Deus.
“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão.” (Catecismo da Igreja Católica, 1422)
Talvez você conheça o exame de consciência como a lista de pecados feita antes de se dirigir para a confissão. Mas saiba que não se trata apenas de escrever uma simples lista.
Nesse caso, devemos observar os 10 mandamentos e a partir deles fazer uma reflexão acerca das nossas atitudes.
São eles:
1- Amar a Deus sobre todas as coisas
2- Não tomar seu santo nome em vão
3- Guardar domingos e dias santos
4- Honrar pai e mãe
5- Não matar
6- Não pecar contra a castidade
7- Não roubar
8- Não levantar falso testemunho
9- Não desejar a mulher (ou o marido) do próximo
10- Não cobiçar as coisas alheias
Vivendo o Sacramento do Perdão
O Santuário Nacional disponibiliza de forma gratuita para os fiéis que vão até a Capela das Confissões um subsídio, como forma de auxílio para o momento da confissão.
Nele você encontra uma oração para se preparar para uma boa confissão, a reflexão dos dez mandamentos, leitura do Evangelho, súplica de perdão, oração de agradecimento e dicas de como agir.
:: Veja aqui os horários de funcionamento da Capela das Confissões
Por que algumas pias de batismo têm oito lados?
Confira a razão para que o batismo seja aplicado neste local tão importante dentro da Igreja
Proposta de emenda à constituição propõe redução da jornada de trabalho
A deputada Erika Hilton propôs uma PEC para reduzir a jornada de trabalho para 4 dias por semana. A proposta gerou debate acalorado no Brasil.
Jesus: Rei da verdade, da misericórdia e da compaixão
Cristo reina em nossa vida através do serviço, na doação de Sua vida e no perdão infinito
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.