“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”. (Sl 23, 1-3)
Leia MaisSalmo 91: louvor que traz confiança e paz ao coração!Salmos para te alegrar em momentos difíceis
A cada dia, entre os cristãos católicos, tem crescido a consciência do poder da leitura orante dos Salmos. E isso não é à toa, visto que esse livro é um dos mais pesquisados e lidos da Bíblia Sagrada em todo o mundo.
“O cristão, rezando os Salmos, reza ao Pai em Cristo e com Cristo, assumindo esses cantos em uma perspectiva nova, que tem no mistério pascal a sua última chave interpretativa. O horizonte abre-se, assim, a realidades inesperadas, cada Salmo adquire uma luz nova em Cristo e o Saltério pode brilhar em toda a sua infinita riqueza”, disse o Papa Bento XVI em uma de suas catequeses.
O Salmo 23 (ou 22 dependendo da tradução) é um dos mais conhecidos nas Sagradas Escrituras. Esse capítulo convida a todos nós a confiar no amor e no cuidado do Senhor em nossas vidas. Como lemos acima, Ele é o Pastor que conduz e não há nada que possa nos faltar quando caminhamos ao Seu lado.
A imagem do pastor se une à afirmação: “O Senhor está aqui comigo”. Quem ama está sempre junto, num desejo de estar sempre com o outro, de não o perder nunca. Quando nossos amores se vão para o vale tenebroso, a dor profunda da ausência nos faz sofrer muito.
O Salmo 23 tem duas certezas: a de que estamos protegidos por Deus diante de seus opressores; e a de que, no caminho de volta para a morada eterna, o Senhor continuará conosco, pois iremos morar em Sua Casa, na mais profunda harmonia, no eterno retorno do ser humano para Deus, lugar do cuidado.
As campinas verdejantes e as águas calmas representam as coisas que Deus vai ensinar para as pessoas, para a jornada. Deus começa a trabalhar por dentro, determinando as vidas espirituais em ordem, assim as pessoas desejam fazer o que é bom, e amar uns aos outros.
O Salmo 23 é importante porque fala sobre a proteção de Deus. Se uma pessoa está profundamente conectada com Deus, se afastou do abrigo ou está procurando conforto em um ser superior, este salmo é normalmente selecionado como passagem de esperança.
Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”, (Jo 10,11). Isso mostra o amor devotado e cuidado que Jesus tem para a humanidade em assegurar seu conforto e segurança.
“Se eu tiver de andar por um vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estais. Vosso bastão e vosso cajado me dão segurança” (Sl 23, 4)
Todas as necessidades serão supridas, porque o pastor jamais falta com sua responsabilidade. As ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras e sem fome. O bom pastor leva seu rebanho para as boas pastagens e a beber em águas tranquilas, porque sabe que as ovelhas temem águas revoltas.
Nosso Deus nunca vai nos conduzir a becos sem saída. Sua orientação sempre nos leva a caminhos seguros.
Assim é Deus conosco! Ele não importa se nosso vale é pobreza ou tribulações. O Senhor sempre nos traz providência e conforto. Quando achamos que tudo vai mal, Ele muda nossa história. Ainda que permita que passemos pelo vale tenebroso, somos repletos de Sua graça e Deus nos leva a pastos verdejantes.
“A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Sl 23,6)
Ao recitar este importante trecho da Bíblia, somos convidados a descansar na bondade de Deus, encontrando conforto e proteção em Sua presença. O Salmo 23 (22) é uma oração de confiança e esperança, que nos oferece uma promessa de paz e segurança, mesmo em meio às adversidades da vida.
Que este salmo possa inspirar nossa alma e renovar nossa fé no amor e cuidado divino, nos guiando para a direção e a sabedoria que precisamos todos os dias em nossa jornada de fé.
Confira esta reflexão do Salmo 23, do programa Bênção da Manhã
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.