“O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome”. (Sl 23, 1-3)
Leia MaisSalmo 91: louvor que traz confiança e paz ao coração!Salmos para te alegrar em momentos difíceis
A cada dia, entre os cristãos católicos, tem crescido a consciência do poder da leitura orante dos Salmos. E isso não é à toa, visto que esse livro é um dos mais pesquisados e lidos da Bíblia Sagrada em todo o mundo.
“O cristão, rezando os Salmos, reza ao Pai em Cristo e com Cristo, assumindo esses cantos em uma perspectiva nova, que tem no mistério pascal a sua última chave interpretativa. O horizonte abre-se, assim, a realidades inesperadas, cada Salmo adquire uma luz nova em Cristo e o Saltério pode brilhar em toda a sua infinita riqueza”, disse o Papa Bento XVI em uma de suas catequeses.
O Salmo 23 (ou 22 dependendo da tradução) é um dos mais conhecidos nas Sagradas Escrituras. Esse capítulo convida a todos nós a confiar no amor e no cuidado do Senhor em nossas vidas. Como lemos acima, Ele é o Pastor que conduz e não há nada que possa nos faltar quando caminhamos ao Seu lado.
A imagem do pastor se une à afirmação: “O Senhor está aqui comigo”. Quem ama está sempre junto, num desejo de estar sempre com o outro, de não o perder nunca. Quando nossos amores se vão para o vale tenebroso, a dor profunda da ausência nos faz sofrer muito.
O Salmo 23 tem duas certezas: a de que estamos protegidos por Deus diante de seus opressores; e a de que, no caminho de volta para a morada eterna, o Senhor continuará conosco, pois iremos morar em Sua Casa, na mais profunda harmonia, no eterno retorno do ser humano para Deus, lugar do cuidado.
As campinas verdejantes e as águas calmas representam as coisas que Deus vai ensinar para as pessoas, para a jornada. Deus começa a trabalhar por dentro, determinando as vidas espirituais em ordem, assim as pessoas desejam fazer o que é bom, e amar uns aos outros.
O Salmo 23 é importante porque fala sobre a proteção de Deus. Se uma pessoa está profundamente conectada com Deus, se afastou do abrigo ou está procurando conforto em um ser superior, este salmo é normalmente selecionado como passagem de esperança.
Jesus diz: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”, (Jo 10,11). Isso mostra o amor devotado e cuidado que Jesus tem para a humanidade em assegurar seu conforto e segurança.
“Se eu tiver de andar por um vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estais. Vosso bastão e vosso cajado me dão segurança” (Sl 23, 4)
Todas as necessidades serão supridas, porque o pastor jamais falta com sua responsabilidade. As ovelhas só descansam depois de se sentirem seguras e sem fome. O bom pastor leva seu rebanho para as boas pastagens e a beber em águas tranquilas, porque sabe que as ovelhas temem águas revoltas.
Nosso Deus nunca vai nos conduzir a becos sem saída. Sua orientação sempre nos leva a caminhos seguros.
Assim é Deus conosco! Ele não importa se nosso vale é pobreza ou tribulações. O Senhor sempre nos traz providência e conforto. Quando achamos que tudo vai mal, Ele muda nossa história. Ainda que permita que passemos pelo vale tenebroso, somos repletos de Sua graça e Deus nos leva a pastos verdejantes.
“A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Sl 23,6)
Ao recitar este importante trecho da Bíblia, somos convidados a descansar na bondade de Deus, encontrando conforto e proteção em Sua presença. O Salmo 23 (22) é uma oração de confiança e esperança, que nos oferece uma promessa de paz e segurança, mesmo em meio às adversidades da vida.
Que este salmo possa inspirar nossa alma e renovar nossa fé no amor e cuidado divino, nos guiando para a direção e a sabedoria que precisamos todos os dias em nossa jornada de fé.
Confira esta reflexão do Salmo 23, do programa Bênção da Manhã
Evangelho mostra que Deus se manifesta em toda a humanidade
São Mateus narra a adoração dos magos ao Rei prometido por Deus para salvar a todos.
Virgínia Germann, o tocar dos dedos que traduzia a fé
Com deficiência visual, Virgínia foi leitora no Santuário Nacional por mais de 20 anos
Jubileu de Esperança: seja um peregrino a caminho da renovação espiritual
Nossa Senhora é guia dos cristãos nas jornadas de fé durante o Ano Santo de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.