Quando estamos lendo e orando com a Palavra de Deus, encontramos textos e passagens conhecidas em todo o mundo, não somente em nossa fé católica, mas também em conversas informais e citações de pensadores.
Leia MaisPapa diz que a Bíblia deve ser cada vez mais patrimônio de todosPor onde começar a ler a Bíblia?Muitas dessas passagens estão no Livro dos Salmos, que deriva da palavra grega "Psalmoi" e significa hinos ou cantos de louvor, sempre direcionados a Deus, nosso Senhor.
Alguns salmos podem ter sido compostos pouco antes do início do Novo Testamento, e outros ainda no período do exilio do povo de Israel e outros até mesmo antes do exílio. Mas sabemos que estes poemas religiosos foram compostos ao longo de muitos séculos.
Os Salmos passam a fazer parte da oração da Igreja, ou seja, ele passa da liturgia do Templo de Jerusalém, à liturgia da Igreja. Hoje meditamos os salmos seja na liturgia da Santa Missa ou na liturgia das horas. Os Salmos são parte integrante da liturgia da Palavra, não são opcionais, mas essenciais. O próprio Cristo, Maria e as primeiras comunidades encontraram nos Salmos sua maneira de rezar e celebrar.
Estas verdadeiras poesias inspiradas por Deus, normalmente são escritas por alguém que enfrenta sofrimentos, e mostram como esta pessoa continua acreditando na providência que vem do Alto.
O Salmo 91 (90), um dos mais conhecidos das Sagradas Escrituras, pode nos ajudar a resgatar a paz à nossa mente e a alma. São poderosas frases, que depositam uma inabalável confiança em Deus que nunca falha, e estará sempre ao nosso lado, mesmo quando tudo parece desmoronar.
"Caiam mil a teu lado e dez mil a tua direita; tu não serás atingido" (Sl 91,7)
É muito habitual, encontrar Bíblias em lojas e casas onde a página da Sagrada Escritura fica aberta nesse salmo. Outro costume é pendurar este trecho em quadros, uma forma conhecida de invocar a proteção de Nosso Senhor.
Independente da situação, Deus está a nos proteger
"Quem habita sob a proteção do Altíssimo e repousa à sombra do Onipotente diga a Javé: 'Meu refúgio, minha fortaleza, meu Deus, em quem confio'". (Sl 91, 1-2)
O verbo “habitar” usado no versículo realmente significa “residir permanentemente”. Lembra-nos de sempre estar em Sua presença, pois é um lugar de vida permanente. A Palavra de Deus diz que, se fizermos isso, vamos descansar na própria sombra do Todo-Poderoso.
As sombras, nesse sentido, são um local de proteção ou cobertura quando o dia está muito ensolarado e quente e ficamos debaixo de uma árvore por exemplo. Se o calor é intenso, a sombra é o local para onde corremos. Diminui o que realmente sentimos na intensidade do calor. Em todos os problemas que enfrentamos hoje, Deus é o lugar de refúgio para o qual podemos correr, Ele é o nosso lugar seguro.
“Eu o salvarei, porque ele me ama; eu o exaltarei, porque conhece meu nome" (Sl 91, 14)
No texto do salmo temos uma promessa: aqueles que se apegam a Jesus e conhecem seu nome se encontrarão na sombra de Sua proteção. Jesus deve ser nossa principal opção em vez de ser a última chance. Devemos ter um relacionamento com Cristo, onde corremos para Ele quando precisamos de ajuda, esperança, amor ou encorajamento.
O Salmo 91 é uma afirmação da nossa fé cristã e como se deve agir perante as dificuldades. Em sua bíblia ou na Bíblia de Aparecida ,reze-o como forma de oração ou louvor, mantenha-o sempre por perto. Ele é reflexão da segurança daquele que confia em Deus.
No Bênção da Manhã, da TV Aparecida, refletimos sobre este importante Salmo
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.