Espiritualidade

A história de Santo Agostinho de Hipona

Dante Ricardo Carrasco Aragón

Escrito por Dante Aragón

27 AGO 2020 - 00H00 (Atualizada em 27 AGO 2021 - 10H55)

Shutterstock
Shutterstock
Shutterstock

Podemos resumir a vida de Santo Agostinho de Hipona em três períodos:

1. Desde o seu nascimento até a sua conversão, no qual reconhecemos o gradual retorno à Fé deste jovem rebelde;

2. Desde a sua conversão até o seu episcopado, onde se reconhece o seu desenvolvimento doutrinal como filósofo cristão; e

3. Desde que assumiu como bispo de Hipona, onde plasmou seus conhecimentos nas suas atividades como pastor de Hipona, até a sua morte. 

Quero refletir especificamente na conversão deste grande santo e nas luzes para a nossa vida cristã.

É sabido da influência de Santo Ambrósio na conversão de Agostinho, que, quando tinha aproximadamente 30 anos, começou a se questionar sobre a atração dos discursos deste santo, que muito tratavam da verdadeira sabedoria.

Assistindo com regularidade aos seus discursos, teve a boa atitude de querer visitá-lo, pois se sentiu cativado. EM QUALQUER MOMENTO DA NOSSA VIDA, DEVEMOS NOS DEIXAR AJUDAR PELA SABEDORIA DOS DEMAIS, SENDO PROATIVOS - FÉ NA MENTE.

Outro aspecto da conversão de Agostinho foi a sua vida intelectual, em especial o estudo da Filosofia; passou do ceticismo pessimista para a filosofia neoplatônica. Este estudo o levou ao entusiasmo e à esperança de encontrar a Verdade.

Finalmente, ele começou a leitura das Sagradas Escrituras, por meio da qual começou a iluminar muitas das certezas que o acompanhavam, descobrindo que Jesus Cristo é o único caminho da verdade e da salvação: passou assim da fé de mente à fé no coração. IMPORTÂNCIA DA NOSSA FORMAÇÃO PERMANENTE, POR MEIO DA ORAÇÃO BÍBLICA E DE LEITURAS ESPIRITUAIS - FÉ NO CORAÇÃO.

Um terceiro aspecto o encontramos no processo de descoberta de Agostinho e que o leva para uma tomada de decisão nada fácil, porém necessária para uma vida nova. Após Agostinho adquirir conhecimentos teológicos e filosóficos, começou a ter a disposição de receber como Revelação a verdade sobre Deus e a existência. Porém, enfrenta ainda uma resistência interior, sobre sua “opção fundamental”.

Este processo de discernimento, Agostinho o faz com uma atitude de observação de outros testemunhos, por meio da meditação e da escuta de pessoas sábias. Agostinho vai discernindo o Plano de Deus na sua vida e toma as decisões importantes que Deus vai lhe mostrando. RECEBEMOS A VIDA NOVA POR MEIO DO BATISMO: VALORIZEMOS O IMENSO DOM DO NOSSO PRÓPRIO BATISMO E SEJAMOS COERENTES COM ESSE DOM - FÉ NA AÇÃO.


Santos doutores da Igreja. Veja abaixo mais histórias de outros santos:

.:: São João Maria Vianey

.:: Santo Irineu de Lyon

.:: Santa Teresa D'Ávila

.:: São Roberto Belarmino 

.:: Santa Catarina de Sena

.:: São Tomás de Aquino

Escrito por:
Dante Ricardo Carrasco Aragón
Dante Aragón

Peruano, é administrador, mestre em Psicologia, especialista em antropologia cristã e participa do Movimento de Vida Cristã em Petrópolis

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...