Espiritualidade

Santos que abraçaram a pobreza com radicalidade

Escrito por Redação A12

11 NOV 2024 - 15H16 (Atualizada em 11 NOV 2024 - 16H15)

Anna Kornak/ shutterstock

O Dia Mundial dos Pobres, ocasião instituída pelo Papa Francisco no ano de 2017, será celebrado no próximo dia 17 de novembro. Leia MaisConheça os 4 Santos Redentoristas Santos da atualidade que inspiram a vivência da fé

Nesse espírito, queremos destacar a vida de alguns santos que viveram com radicalidade a pobreza, confiando na Providência Divina sem medo.

1. São Francisco de Assis

Talvez o mais famoso entre os santos que renunciaram a tudo para seguir Jesus. Ficou conhecido por sua dedicação aos pobres e pelo amor profundo à natureza e aos animais.

Nascido em uma família rica, Francisco escolheu renunciar a tudo o que possuía para viver em pobreza, humildade e compaixão.

A pobreza de Francisco é uma pobreza voluntária, porque ele escolheu se fazer pobre e colocar a sua vida totalmente sobre o cuidado de Deus. Por isso, reconhecia a importância de libertar aqueles que se viam como escravos da miséria. Ele sempre colocava os pobres, necessitados material ou espiritalmente, em primeiro lugar. Muitos dos seus jejuns eram em vista da partilha do pão.

Entre os franciscanos, essa atenção aos pobres tornou-se uma constante, sendo a caridade um valor para os que seguiam seu exemplo, religiosos ou leigos.

2. Santo Inácio de Loyola

Zvonimir Atletic/ shutterstock.
Zvonimir Atletic/ shutterstock.


Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, também conhecida como "Jesuítas", era o filho mais novo de uma família nobre e rica na Espanha.

Ao ter o seu encontro com Deus, decidiu abraçar a pobreza e a penitência, adotando trajes simples e vivendo da providência.

Esse espírito de entrega e humildade foi compartilhado por seus primeiros companheiros, como São Francisco Xavier e São Pedro Fabro.

3. Santa Bernadette Soubirous

Reproduçãp/ Cruz Terra Santa
Reproduçãp/ Cruz Terra Santa


A vidente de Nossa Senhora de Lourdes nasceu na França, em uma família que enfrentava extrema pobreza, a ponto de, por vezes, não ter o que comer.

Com dívidas acumuladas, a família precisou abandonar seu lar e viver em um pequeno espaço com apenas um cômodo, onde os pais e quatro filhos se acomodavam. Para sustentar a família, os pais, Francisco e Luísa, aceitavam qualquer trabalho disponível.

4. São Domingos Sávio

Wikipedia
Wikipedia


Domingos foi o mais velho dos cinco filhos de Ángel Sávio, um mecânico pobre, e Brígida, que ajudava a família com costura.

Aos 12 anos, conheceu São João Bosco e pediu-lhe que o aceitasse gratuitamente na escola para crianças carentes.

Na sua primeira comunhão, registrou sua resolução de vida: “Prefiro morrer a pecar.”

Faleceu aos 14 anos e é lembrado como o padroeiro das mulheres grávidas, dos adolescentes e das pessoas injustamente acusadas.

5. São José de Cupertino

ACI Digital/Reprodução
ACI Digital/Reprodução


Conhecido como o “Santo Voador” por suas levitações milagrosas, nasceu em um estábulo, pois seu pai, um carpinteiro humilde que perdeu a casa devido a dívidas. Aos 17 anos, tentou entrar para a ordem franciscana, mas foi rejeitado. Tentou então ingressar como irmão leigo entre os Capuchinhos, sendo aceito, mas foi expulso após oito meses devido à sua distração.

Após voltar para casa, a situação era difícil, e sua mãe implorou a um parente franciscano que o aceitasse como ajudante no convento. Ali iniciou seu caminho de santidade, onde se destacou por dons extraordinários.

José tinha a capacidade de ler a alma das pessoas e aconselhá-las conforme suas necessidades espirituais. Por meio dele, Deus tocava o coração de muitos, promovendo reconciliação e espalhando Sua misericórdia. Além disso, durante as missas e orações, ele frequentemente levitava e entrava em êxtase, manifestando sua intensa conexão com Deus.

Fonte: comshalom

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...