Este servo de Deus foi um discípulo fiel de São Francisco de Assis e seu nome de batismo era Juan de Sanabria, mas quando se consagrou na Ordem Franciscana adotou o nome de Irmão Pedro de Alcântara.
Leia MaisPor que o coração de Dom Pedro I é preservado pela Igreja?Há 202 anos, Dom Pedro I pediu as bênçãos da Mãe AparecidaNa Ordem Franciscana da Custódia do Santo Evangelho, em 1519 foi nomeado superior de um novo convento em Badajoz, obra local a ser fundada por ele. Após os estudos filosofia, teologia, direito canônico, moral e homilética, foi ordenado Padre em 1524.
Vida de contemplação
No ano de 1532, Pedro conseguiu autorização para se dedicar aos momentos de maior contemplação e intercessões pela Igreja. Seis anos depois, voltou às atividades como Ministro Provincial da Província de São Gabriel sempre com foco na austeridade e na rigidez das regras, querendo que a Ordem Franciscana voltasse as suas origens, com penitências, suma pobreza e sublime espírito de oração.
Fervoroso nos sacramentos
“Modelo de virtudes era Frei Pedro de Alcântara! O mundo de hoje já não é capaz de uma tal perfeição. Este homem santo é de nosso tempo, mas seu fervor é forte como de outros tempos. Tem o mundo a seus pés. Que valor deu o Senhor a este santo para fazer durante quarenta e sete anos tão rígida penitência!” Esta frase é de Santa Teresa de Ávila, que teve em Pedro um grande confessor e diretor espiritual.
Devoção em diversos países
A data litúrgica de São Pedro de Alcântara sofreu alterações com o tempo: antigamente era 12 de outubro, depois foi para 18 de outubro, dia de sua morte, e para não coincidir com a celebração de São Lucas, foi transferida para o dia 19 de outubro.
O frade era espanhol, mas tem muita veneração em Portugal, até por Carlota Joaquina, esposa do Rei João VI ser espanhola. Dom Pedro I e Dom Pedro II têm Alcântara em seus sobrenomes.
Além de Nossa Senhora Aparecida, em 1826, São Pedro de Alcântara foi declarado padroeiro do Brasil, pois à época Dom Pedro I queria que a nação tivesse um protetor entre os santos oficialmente reconhecidos pela Santa Sé.
Principalmente depois da Proclamação da República, por razões políticas vários fatos ligados à monarquia foram deixados de lado, mas o título de Padroeiro Secundário dado a São Pedro de Alcântara nunca foi oficialmente eliminado, sendo sempre festejado liturgicamente pela Igreja.
Em documentário produzido pelo A12, mostramos que Dom Pedro I visitou a imagem de Nossa Senhora Aparecida
Sirva com amor: a verdadeira grandeza está em servir ao próximo
Na reflexão desta semana, Pe. Célio Lopes nos lembra da importância de servir com amor ao próximo, assim como Jesus nos ensina.
80 anos de Auschwitz: a urgência de lembrar para não esquecer
Conheça a história de santos e mártires do Holocausto, que foram luz na escuridão. Confira!
“Que todos celebremos a Páscoa juntos”, pede Papa Francisco
O Papa Francisco destacou a importância da unidade cristã e sugeriu que todas as denominações celebrem a Páscoa na mesma data, em gesto concreto de diálogo e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.