home
São Pio de Pietrelcina dizia: "Sou um simples frade que reza”. Teve sua vida dedicada à oração, na simplicidade e voltada para a caridade.
Padre Pio comoveu um grande número de devotos, por ser um homem apaixonado por Jesus e devoto dedicado à Virgem Maria. Se em vida viveu grandes perseguições, agora é nosso intercessor no céu.
Com acontecimentos extraordinários durante sua vida e seu tempo, o século XX, ele conquistou fama de santidade mesmo antes de sua morte.
Aqui vamos contar uma pouco de sua história, recordando os fatos mais importantes, como os estigmas, a perseguição sofrida e o milagre que o levou à canonização pela Igreja.
Nasceu em Pietrelcina, na Itália, em 1887.
Em 6 de janeiro de 1903, aos dezesseis anos, entrou como clérigo na ordem dos Capuchinhos.
Foi ordenado sacerdote em 1910
Em 20 de setembro de 1918, depois da celebração da Santa Missa, recebeu os estigmas nas mãos e nos pés.
- A partir de 1919, começou a divulgação da notícia dos estigmas, propagação da fama de Padre Pio pelo mundo todo e início do fluxo de peregrinos.
- Em 1923, a Igreja ordenou que Padre Pio não celebrasse mais a missa em público e que não respondesse mais às cartas recebidas.
"Padre Pio é um daqueles homens extraordinários que Deus envia de vez em quando à terra para converter os homens".
"Veja que fama ele alcançou! Quanta gente de todo o mundo ele reuniu em torno de si! Mas por quê? Por que era um filósofo? Por que era um sábio? Por que dispunha de meios? Não, mas porque rezava a Missa humildemente, confessava de manhã à noite; era difícil de dizer, representante estampado dos estigmas de Jesus. Era um homem de oração e de sofrimento."
"Padre Pio foi um generoso dispensador da misericórdia divina, sobretudo através do sacramento da Penitência. O ministério do confessionário atraía numerosas multidões de fiéis. Mesmo quando ele tratava os peregrinos com severidade aparente, eles, tomando consciência da gravidade do pecado e arrependendo-se sinceramente, voltavam quase sempre atrás para o abraço pacificador do perdão sacramental.”
Muitas pessoas se dirigiam a San Giovanni Rotondo para falar com padre Pio, que em vida já tinha fama de santidade.
Na atualidade, a vida, a santidade, o testemunho de São Pio arrebanham muitos fiéis. Com isso, o Santuário de San Giovanni, que foi dedicado a ele, recebe muitos visitantes.
Em 2008, seu corpo foi exumado e, desde então, as pessoas podem visitar o corpo incorrupto, exposto no Santuário.
O Papa João Paulo II, na celebração de canonização, resumiu São Pio como homem de oração e caridade.
“O Padre Pio unia à oração também uma intensa atividade caritativa, da qual é uma extraordinária expressão: a "Casa Alívio do Sofrimento".
Oração e caridade: eis uma síntese muito concreta do ensinamento do Padre Pio, que hoje é proposto a todos”.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Por Redação, em Espiritualidade