Espiritualidade

Campanha da Fraternidade e seu simbolismo na Quaresma

Neste episódio, Irmã Custódia explica a respeito do Domingo de Ramos, que abre as celebrações da Semana Santa

Escrito por Beatriz Nery

21 FEV 2024 - 14H22 (Atualizada em 21 MAR 2024 - 11H37)

No tempo da Quaresma, muitos elementos são característicos e nos acompanham nesse momento especial da Igreja, fortalecendo a busca por conversão e mudança de vida

Irmã Custódia Cardoso esclarece quais são esses elementos, semana a semana, no YouTube do Portal A12.

Jejum e Abstinência

Essas são práticas de mortificação sugeridas desde o Antigo Testamento, mas ganharam ainda mais importância após a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Essas práticas nos permitem, de certa forma, participar nos mistérios envolvidos na obra de Salvação. Segundo Irmã Custódia, o jejum é feito para aliviar a própria pessoa, criando condições interiores para pensar no irmão.

Assista ao primeiro episódio:

A Cor Roxa

Por que na Quaresma a cor roxa prevalece? Desde os estudos do psiquiatra Franz Mesmer até o círculo das cores, o roxo é usado para introspecção, em um momento propício pela Igreja na Quaresma.

“Que a cor roxa seja para nós uma cor que vá nos tranquilizar para nos sentir felizes por termos vida, por termos um dom, o divino e humano”, pede Irmã Custódia.

Via-Sacra

O que é a Via-Sacra quer de nós? Originalmente, esse caminho sagrado mostra as atitudes de Jesus em todo o seu martírio, mas Irmã Custódia sugere que devemos tomar um sentido novo a cada Quaresma:

Ramos

Outro símbolo especial da Quaresma é o Domingo de Ramos, um momento decisivo da vida de Jesus, que entra solenemente em Jerusalém, a capital política, montado em um burro. O povo aclamou Jesus ao usarem ramos de oliveira e jogavam seus mantos para Jesus passar. Após a procissão, pouco tempo depois, Jesus sofre a traição.

“O Domingo de Ramos traz essa duplicidade: primeiro Jesus recepcionado em Jerusalém em toda a sua Glória e, logo em seguida, Pilatos leva Jesus e também um assassino, Barrabás, e faz um julgamento no meio do povo”, reforça Ir. Custódia.

Entenda mais sobre esse símbolo quaresmal:

Campanha da Fraternidade

Qual a relação que existe entre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade? Toda a Igreja faz a Quaresma junto com a Campanha da Fraternidade?

Irmã Custódia explica nesse vídeo, que é o último da série de “Símbolos da Quaresma”. “A Campanha da Fraternidade foi criada com a intuição com a finalidade de concretizar o espírito da Quaresma que era voltar-se para Deus de todo o coração, mas encontrar na nossa vida e na vida da comunidade os irmãos”, explica.


:: Acompanhe a página de Quaresma e seus conteúdos!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...