Espiritualidade

Entenda as simbologias da Semana Santa

Ir. Alan Zuccherato, C.Ss.R. reflete os principais símbolos da Semana Santa

Escrito por Beatriz Nery

25 MAR 2024 - 17H00 (Atualizada em 03 ABR 2024 - 11H23)

Freepik

Com a chegada da Semana Maior da Igreja, o convite a todos é que se santifiquem nesses dias com a compreensão da simbologia dessa semana especial. 

O missionário redentorista, Ir. Alan Zuccherato afirma que muitos são os símbolos, apresentações e sinais e devemos vivê-los intensamente. “Assim terá sentido a gente caminhar com o Senhor dos Passos na sua paixão, morte para com ele ressuscitarmos”.

Pão e Vinho

O pão da vida é sinal de fraternidade e compromisso. O pão e o vinho vão se transformar pela ação do Espírito no Sacramento da Eucaristia, que é sacramento do amor, da união, da Redenção. O padre na hora da missa reza “bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo fruto da Terra e do trabalho humano”, pão e vinho que agora vão se transformar no Corpo e no Sangue de Jesus.

“Isso nos faz pensar na dimensão ecológica da Eucaristia. Eucaristia, Pão e Vinho é vida nova e eterna que Brota da morte de um por todos”, reforça ir. Alan.

Cordeiro

Você sabe quem é que deu esse título de Cordeiro de Deus para Jesus? Foi João Batista, aquele que preparou os caminhos e reconhecia que chegava aquele que era o caminho, a verdade e a vida. 

Ele é o Cordeiro que se oferece ao Pai na cruz para nossa salvação. Ele é o Cordeiro que depois vai se dar a nós em alimento, quando ele mesmo vai dizer e em cada celebração a gente escuta ‘Eis aqui o Cordeiro de Deus, aquele que tira o mal, que tira o pecado do mundo’ e nós sempre respondemos ‘nós não somos dignos que entreis na nossa morada, mas por uma palavra, pela nossa adesão a esse projeto de vida, a esse projeto do amor do Senhor, nós acreditamos’”.

Peixes

A simbologia dos peixes, que também é um alimento, com força sobretudo agora na Semana Santa em que os fiéis deixam de se alimentar de carne e vai comer o peixe. A igreja nos lembra no seu mandamento que todos nós somos convidados ao jejum e a abstinência de carne, ao menos na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, para lembrar exatamente desse símbolo da nossa fé que é o peixe.

Em um post do A12, aprendemos que palavra em grego “peixe” faz referência a Jesus Cristo, o filho de Deus Salvador. “Cristo como grande peixe e nós somos filhos dele, então vamos ser Peixinhos também. O que significa? Como Peixinhos nós também queremos estar sempre ao lado de Cristo”, explica Irmão Alan.

E em Aparecida, relembramos a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada no rio Paraíba do Sul. Peixes que não vinham, aqueles pescadores não desistiram e por intercessão de Nossa Senhora os peixes vieram em abundância.

Círio Pascal

O Círio Pascal é a grande vela que será acesa nas igrejas numa benção do fogo durante a Vigília Pascal no Sábado Santo. Logo no início da celebração a igreja vai estar na penumbra, vivenciando o dia do recolhimento de oração à espera da Ressurreição.

O presidente da celebração benze e traça o sinal no Círio Pascal dizendo que ele é o alfa e o ômega, letras gregas do alfabeto, que quer dizer “Ele é o princípio e o fim, Ele é o senhor da história, Ele é o mesmo ontem e hoje” e gritamos o “Aleluia”.

Túmulo Vazio

Sabemos que quem segue Jesus não termina na Cruz e com ele ressuscitará. O símbolo que encerra essa série é retratado no Evangelho da madrugada do Domingo de Páscoa, sobre o túmulo aberto: a vida venceu, venceu o amor!

“O túmulo aberto é um sinal da Ressurreição de Jesus e nos faz pensar que ali Jesus venceu a morte e todos nós cristãos seguidores de Jesus, que cremos que a vida não é tirada, mas a vida é transformada. O túmulo aberto desperta a fé nas promessas de Jesus”, encerra Ir. Alan.


:: Acompanhe diariamente até a Páscoa os símbolos da Semana Santa!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...