A humildade e a solidariedade são virtudes essenciais na vida cristã, pois desde pequenos somos convidados a seguir o exemplo de Cristo, um homem humilde, de coração generoso e que sempre foi solidário e fraterno com o próximo.
A Bíblia nos ensina que a humildade nos aproxima de Deus e também de nossos irmãos e a solidariedade são nossos atos diante das necessidades dos outros.
No dia 20 de dezembro celebramos o Dia Internacional da Solidariedade Humana, data implementada pelas Nações Unidas, em 2005, que tem como objetivo reconhecer o valor universal da solidariedade, além de incentivar ações e estratégias de redução da pobreza ao nível mundial.
A Igreja Católica tem como dois de seus pilares a caridade e a missão, duas palavras que nos incentivam diariamente a agir diante das realidades do mundo. Entre tantas ações e campanhas, a Igreja nos convida a ser humildes e solidários. Leia MaisPor que as pessoas são mais solidárias no período de Natal?
A solidariedade é a expressão prática do amor cristão, demonstrada através do agir de cada um, cuidando e apoiando os mais necessitados.
É muito comum que as pessoas fiquem mais caridosas no fim de ano, seja pelo clima do Natal, de confraternizações ou até mesmo pelo pensamento de “mudanças” que todo final de ciclo nos traz. Mas a questão é: E depois?
Nossa solidariedade humana não pode ser definida por datas, períodos, humor, condições climáticas, etc. Devemos ser solidários e fraternos o tempo todo.
Papa Francisco sempre lembra, em diversas ocasiões e homilias, sobre a importância de não fecharmos os olhos para nossos irmãos, principalmente aqueles que estão mais necessitados de ajuda. É preciso enxergar Jesus em cada pessoa que encontramos.
A Bíblia nos mostra em diversas partes a importância da caridade, fraternidade e solidariedade, é preciso não só ouvir a Palavra, mas sim sermos cristãos ativos, ser uma Igreja em saída, ir ao encontro do irmão, levar a Palavra de Deus para todos, não só com palavras, mas também com ações.
“Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei” João 15, 12
Esse versículo é o mais fácil de compreender, se queremos nos espelhar em Jesus, devemos aprender com suas ações, e, por que não começar amando a todos os nossos irmãos?
“Porque jamais deixará de haver pobres nesta terra; por isso eu te ordeno: abre tua mão com largueza a teu irmão, a teu necessitado, a teu pobre em tua terra” Deuteronômio 15, 11
Muitas pessoas passam por dificuldades, e é nosso dever como cristãos estender as mãos e ajudá-las como podemos.
Muitos de nós arranjamos desculpas ao ver o outro necessitado, implorando ajuda, mas nosso auxílio pode vir de gestos simples, como estender as mãos e acolher.
“João respondia: Aquele que tem duas túnicas, reparta com quem não tem; e o que tem alimentos faça o mesmo” Lucas 3, 11
Se temos algo, é porque batalhamos para ter, mas também, porque Deus nos abençoou. Se compartilharmos o que temos, compartilharemos também as bênçãos de Deus.
Que possamos ser cada vez mais solidários com todos à nossa volta, vivenciando de forma concreta o Evangelho.
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.