Espiritualidade

Um Deus que ama o sofrimento?

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

30 MAI 2023 - 14H18 (Atualizada em 30 MAI 2023 - 15H55)

HTWE / Shutterstock

No cristianismo ocidental, mais especificamente na questão da piedade popular vemos que os devotos ao confiarem suas causas à Deus pela intercessão de um Santo ou uma Santa, oferecem em retribuição uma prática de mortificação, ou seja, subir uma passarela ajoelhado, subir escadarias ajoelhados, caminhar quilômetros, abster-se de alimentos, entre muitas coisas.

Não os condenemos! Eles seguem uma tradição passada de geração em geração por seus pais e avós e isso perdura até hoje, o que quero causar com este texto é uma reflexão: será que Deus ama o sofrimento? Será que Ele ama quando sofremos? 

A resposta mais simples para estas duas questões seria o simples “não”, mas adentrando a Sagrada Escritura vamos perceber que Ele quando criou o mundo, buscou fazer tudo com perfeição, via que tudo era bom (cf. Gn 1-2,4a).

Tudo estava num jardim e quando pensamos num jardim bem cuidado pelo Criador, percebemos que há harmonia em tudo. Todo este esforço para criar um ser que seria o objeto de Seu amor. Um Deus tão poderoso, Criador de tudo e todos, preparou este jardim para criar o ser humano e quando terminou viu que era muito bom (cf. Gn 1,31).

Em seu infinito amor; na relação trinitária, este Amor que emana de Deus é derramado sobre o ser humano. E a partir daí podemos perceber que, quando Deus cria o homem, não o coloca sobre o sofrimento, mas sobre um jardim, onde há paz, luz, harmonia.

Leia MaisCrise ou noite escura: o sofrimento à luz da féAcabar com a vida ou com o sofrimento?O sentido do sofrimentoO que o sofrimento pode me oferecer de bom?A desarmonia que causa o sofrimento é quando o ser humano, em sua liberdade e desejo de poder quer ser mais do que Deus, quer todo o conhecimento e poder para si e não se importa com aquele que está ao seu lado.

O sofrimento é a falha causada pelo homem, e daí podemos tirar vários exemplos: os campos de concentração, as bombas atômicas, as guerras, a poluição, o desmatamento, entre tantos outros fatores causadores de sofrimento.

Como diria o poeta Rubem Alves, "se Deus amasse o sofrimento do ser humano, Ele seria sádico". Ao contrário, Deus cria o homem para o amar e este amor é tão profundo que é capaz de dar a própria vida para nos salvar. Sofrer é a desarmonia da vida, por isso precisamos buscar construir sempre mais o Reino de Deus, onde reina a harmonia, a paz.

Escrito por:
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...