Espiritualidade

Vamos ser palavras vivas de amor e misericórdia

Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)

Escrito por Maurício Ribeiro

02 SET 2024 - 16H14 (Atualizada em 02 SET 2024 - 16H43)

shine.graphics / Shutterstock

Todo ano, no mês de setembro, celebramos o mês da Bíblia. E como é bonito falarmos que estamos vivenciando o mês da Palavra de Deus! Mas será que estamos colocando a Palavra de Deus em prática? É um mês propício para pensarmos nisso.

A palavra deve ser escutada e vivida por cada um de nós

É lindo, é belo e é necessário que anunciemos o Evangelho, mas só anunciar não basta, é preciso vivê-lo! E essa é a parte mais difícil para muitos católicos. E eis então um trecho do livro do Apocalipse para nós: “A palavra de Deus é doce na nossa boca, mas amarga no nosso estômago”, por que doce na boca e amarga no estômago? Porque é fácil falar e difícil vivê-la. Porém, Jesus, que é a Palavra viva para nós, quer que coloquemos em prática sua palavra e o que dizemos nas orações.

A palavra de Deus não é para ser escutada repetidamente ou semanalmente na Santa Missa e deixada na igreja, não! A palavra deve ser escutada e vivida por cada um de nós, deve penetrar no nosso coração e com isso nos estimular a sermos pessoas melhores a cada dia. Agora, será que a Palavra de Deus está tendo efeito em nossa vida? Leia MaisMissa no Santuário celebra a abertura do mês da Bíblia 2024Mês da Bíblia: desenvolva um amor maior pela Palavra de Deus

Vejamos alguns exemplos:

No antigo testamento, os hebreus e os egípcios cometeram o pecado da idolatria, e Moises os repreendeu. Tiramos algum aprendizado disso? Quantos de nós idolatramos ídolos físicos e materiais; Jesus tantas vezes condenou a hipocrisia, afirmando que o amor e esta acima da lei.

Quantas vezes somos hipócritas, queremos cobrar dos outros aquilo que não praticamos; Em seus ensinamentos Jesus dizia: Não julgueis! Seguimos esse exemplo de Jesus? Quantas vezes julgamos o irmão por coisas que até nós fazemos.

O amor, a caridade e a coerência estão acima do preceito

Irmãos e irmãs, busquemos com sinceridade e força de vontade colocar a Palavra de Deus em prática. Vamos deixar de ser católicos hipócritas; Vamos parar de viver uma fé medíocre, vamos parar de somente ouvir a Palavra de Deus; vamos ser palavras vivas de amor e misericórdia!

Coloquemos em nossa consciência que o amor de Deus é maior do que a condenação. Jesus é a palavra viva, Ele é o nosso salvador e redentor! Vamos nos guardar do ritualismo que não nos faz crescer no bem e na caridade, pois, corre-se o risco de sermos católicos e irmos para o inferno. Porque não é o rito, não é a missa rotineira, não é as orações pronunciadas exteriormente que nos darão a salvação, não! É prática da Palavra Deus em nossa vida que nos dá a salvação.

O Evangelho foi escrito para cada um de nós, e devemos escutar qual é a sua mensagem. O amor, a caridade e a coerência estão acima do preceito! Por isso, feliz não é quem vai somente a Santa Missa, quem só faz catequese, crisma ou se confessa para cumprir o preceito; feliz não é quem serve somente na Santa Missa, ou presta algum dia tipo de serviço a comunidade só para dizer que ajuda na igreja; feliz não é quem tem alguma devoção exterior, Jesus não se contenta com este culto; Feliz é quem ouve a Palavra de Deus e a põe em prática!

Que possamos, não só ao longo desse mês dedicado a Palavra de Deus, mas em todos os dias da nossa vida, buscar e colocar em prática o que o Evangelho nos pede. E com isso, seremos ‘palavras’ vivas de amor e misericórdia.

Escrito por
Maurício Ribeiro, coordenador dos coroinhas e acólitos do Santuário Nacional (Arquivo pessoal)
Maurício Ribeiro

Maurício José Ribeiro Campos Felizardo tem 22 anos e mora em Aparecida. Atualmente, é coordenador dos cerimoniários e coroinhas do Santuário Nacional, e estudante do último ano de licenciatura em Matemática na UNESP (FEG) em Guaratinguetá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...