Dando continuidade à nossa série pelos 1700 anos do Concílio de Niceia, meditamos agora a afirmação do Credo:
“Por Ele todas as coisas foram feitas.
E por nós, homens, e para nossa salvação,
desceu dos céus.”
Essas palavras revelam dois mistérios centrais da fé cristã: a ação criadora do Filho e sua missão salvadora. O mesmo Jesus que nasceu da Virgem Maria é o eterno Verbo por meio do qual tudo foi criado.
Como ensina São João: “Tudo foi feito por meio dele, e sem ele nada do que existe foi feito. ” (Jo 1,3).
O Catecismo também nos ensina:
“Insinuada no Antigo Testamento revelada na Nova Aliança, a ação criadora do Filho e do Espírito Santo, inseparavelmente unida à do Pai, é claramente afirmada pela regra de fé da Igreja: «Existe um só Deus. Ele é o Pai, é Deus, é o Criador, o Autor, o Ordenador [...] A criação é obra comum da Santíssima Trindade.” (CIC 292).

O Filho, portanto, não apareceu apenas no tempo, na encarnação. Ele já estava presente desde o princípio. Nele, por Ele e para Ele foram criadas todas as coisas.
Mas o Credo vai além da criação: o Filho eterno desceu dos céus por nós e para a nossa salvação. Não fomos salvos por nossos próprios méritos, mas pelo próprio Deus, que por amor assumiu a nossa condição humana.
É importante notar que a motivação da encarnação é profundamente pessoal: por nós. Cada ser humano é destinatário dessa salvação. E essa descida não foi apenas um gesto simbólico, mas um esvaziamento real, como diz São Paulo: “apesar de sua condição divina, ele não reivindicou seu direito de ser tratado como igual a Deus.” (Fl 2,6-7).
Niceia reafirma que aquele que criou todas as coisas também é o que nos resgata. Não há dois Cristos, um criador e outro salvador, mas o mesmo Filho de Deus que, sendo eterno com o Pai, entra na história para nos elevar à vida eterna.
add_box Por que existem duas orações diferentes do Credo?
add_box Compreenda o Credo Niceno: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro
O que é a bênção Urbi et Orbi dada pelo Papa no Natal?
Saiba o que é a bênção Urbi et Orb dada pelo Papa, em quais ocasiões ela acontece e se prepare para a próxima que acontecerá em 25 de dezembro, no Natal.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
Mistérios Gozosos: a alegria do Advento no Terço dos Homens
Os Mistérios Gozosos do Santo Terço são convites para a alegria, para aprofundarmos sobre a vinda de Jesus em nosso meio. Reflita sobre com seu grupo do terço.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.