Formação

Como rezar a Liturgia das Horas?

Escrito por Letícia Dias

24 ABR 2024 - 11H07 (Atualizada em 02 OUT 2024 - 09H59)

Arquidiocese de Belo Horizonte

Na Liturgia das Horas rezamos o mistério da Encarnação e Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrado a cada Santa Missa. Esse mistério é introduzido no nosso dia a dia, conforme consagramos por meio do louvor todo o nosso tempo a Ele. 

Desde 1970, quando São Paulo VI promulgou a reforma da Liturgia das Horas, através da Constituição Apostólica Laudis Canticum, ela se tornou uma oração pública, não apenas reservada ao clero ou a algumas ordens religiosas, mas podendo ser rezada também pelos fiéis leigos.

No documento, o Papa manifestou sua intenção de que a Sagrada Escritura torne-se “a fonte principal de toda oração cristã, sobretudo a oração dos salmos que acompanha e proclama a ação de Deus na história da salvação”. A Constituição marcou ainda a reformulação da Liturgia das Horas feita pelo Concílio Vaticano II.

“A oração cristã é, antes de tudo, oração de toda a família humana, que está associada em Cristo. Cada um participa desta oração, mas é típica de todo o corpo; Por isso exprime a voz da amada Esposa de Cristo, os desejos e votos de todo o povo cristão, as súplicas e os pedidos pelas necessidades de todos os homens”, escreveu o Santo Padre. 

Ela é dividida em: Laudes, Hora Média, Vésperas, Completas e Ofício das Leituras.

O Catecismo da Igreja, afirma:

“É ‘a oração pública da Igreja’, na qual os fiéis (clérigos, religiosos e leigos) exercem o sacerdócio real dos batizados. Celebrada ‘segundo a forma aprovada’ pela Igreja, a Liturgia das Horas ‘é verdadeiramente a voz da própria Esposa que fala com o Esposo; mais ainda, é a oração que Cristo, unido ao seu corpo, eleva ao Pai’. (item, 1174)

Marijus Auruskevicius/ shutterstock
Marijus Auruskevicius/ shutterstock


Saiba passo a passo como rezar:

1. Você vai precisar de um Breviário: 

O Breviário é um livro que contém todas as orações da Liturgia das Horas. Você pode também baixar um aplicativo que disponibilize as orações ou buscá-las no navegador de sua preferência.

2. Atentar-se aos horários de cada oração:

Laudes — Oração da Manhã — própria para o início do dia;
Hora Média — Oração das 9h (Terça), das 12h (Sexta) e das 15h (Nona);
Vésperas — Oração do Entardecer própria do fim da tarde;
Completas — rezada antes de dormir;
Ofício das Leituras — pode ser rezado a qualquer hora.

3. Seguir a sequência estabelecida na Liturgia das Horas, de acordo com cada “hora”:

Inviatórios, hinos, salmos, cânticos, antífonas, leituras breves, cântico evangélico, preces, oração do pai-nosso, exame de consciência.

4. Observar os símbolos

Nos Salmos encontramos, por exemplo, o asterisco [*] e a cruz [†].

Depois do asterisco (*) faz-se uma pausa de um tempo e ele também indica, em termos, que a frase terá conclusão no verso seguinte.

A “cruz” (†) indica pausa, assim como o asterisco e que a frase será concluída após dois versos.

Cada hora do Ofício Divino começa com o hino, depois rezamos com os salmos, fazemos a leitura breve e, por fim, a oração. Para esse percurso, é possível usar um livro com os textos litúrgicos ou baixar o aplicativo da CNBB (IOS ou Android), onde você também encontra a Liturgia das Horas para rezar todos os dias gratuitamente. 


add_circle_outline  O que são as Laudes? Saiba aqui!

Fonte: Fé Explicada

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...