Formação

Dogma: a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados

Escrito por Letícia Dias

06 NOV 2024 - 11H40 (Atualizada em 06 NOV 2024 - 15H36)

Evikka/ shutterstock

Neste caminho formativo de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja trilhado por nós, pudemos ver as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja.

Agora, serão abordados os dogmas relacionados aos Sacramentos. Leia MaisDogmas da Igreja: a Confirmação é verdadeiro e próprio SacramentoDogmas da Igreja: o batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo

Vimos até aqui os dogmas: O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo e a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento.

Dessa vez, vamos buscar compreender o dogma:

A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo.

Essa verdade de fé diz respeito ao que foi deixado por Jesus aos apóstolos e seus sucessores: o poder de perdoar ou não os pecados dos fiéis após o batismo.

Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (João 20, 22-23).

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC
 Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau SC


Nesse sentido, o Catecismo da Igreja Católica, diz:

“Cristo quis que a sua Igreja fosse, toda ela, na sua oração, na sua vida e na sua atividade, sinal e instrumento do perdão e da reconciliação que Ele nos adquiriu pelo preço do seu sangue. Entretanto, confiou o exercício do poder de absolvição ao ministério apostólico.

É este que está encarregado do «ministério da reconciliação» (2 Cor 5, 18). O apóstolo é enviado «em nome de Cristo» e «é o próprio Deus» que, através dele, exorta e súplica: «Deixai-vos reconciliar com Deus» (2 Cor 5, 20).” (CIC, 1442).

Dessa forma, o Sacramento da Reconciliação ou Confissão é, antes de tudo, sinal da misericórdia de Deus, que não se cansa de agir em socorro de seu povo, uma verdade incontestável e não inventada pela Igreja, pois ela tem a missão de conduzir-nos à salvação eterna.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...