Neste caminho de conhecimento sobre os 43 dogmas da Igreja, pudemos ver as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Agora estamos percorrendo os dogmas relacionados aos Sacramentos.
Vimos até aqui os dogmas:
O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo, a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento, a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo e A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação.
Agora, vamos buscar compreender o dogma: A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo.
A Igreja tem como verdade de fé que a Eucaristia foi instituída pelo próprio Jesus na Última Ceia, como vemos nos Evangelhos de Mateus 26,26-28; Marcos 14,22-24; Lucas 22,19-20 e em 1 Coríntios 11,23-25.
Desse modo, durante o momento da consagração na Santa Missa ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão e o vinho se transformam verdadeiramente no Corpo e Sangue de Cristo.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) afirma que a Eucaristia é fonte e centro de toda a nossa vida cristã e nela estão vinculados os demais sacramentos, ministérios eclesiásticos e obras de apostolado.
“... Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa». «A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da ação pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai»." (CIC, 1324/ 1325.)
Assim, a Eucaristia é considerada não apenas um símbolo, mas a presença real de Jesus Cristo, que se entrega de forma sacramental para nos alimentar.
Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”
"Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos", celebrou o Pontífice diante do cessar-fogo.
Papa: como Maria, buscar respostas com o coração aberto
Ensinando sobre Maria, o Santo Padre a chamou de “verdadeira obra-prima da graça divina”. Saiba mais sobre a Audiência Geral desta quarta-feira.
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.