Anteriormente tratamos acerca da existência de Deus e, desta vez, vamos explorar o Dogma da Existência de Deus como objeto de fé.
A existência de Deus é o objeto central da fé católica. Ele é o princípio e o fim de todas as coisas.
Dessa forma, não basta que tenhamos consciência da existência de Deus, de maneira que a nossa razão natural possa calcular; é necessária a fé no sobrenatural.
Como Igreja, acreditamos na figura de Deus como um Ser Supremo e Criador de todas as coisas; Onipotente (Aquele que tudo pode), Onipresente (presente em todos os lugares) e Onisciente (que sabe e vê tudo), um Deus que é Uno e Trino: Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo.
Como nos relacionarmos com Deus?
O Catecismo da Igreja (CIC) nos ensina que fomos criados à imagem e semelhança Deus e, assim, somos chamados a conhecê-Lo. Essa proximidade entre a existência humana e a realidade divina cumpre o propósito para o qual Deus nos criou, de amá-Lo e nos deixarmos ser amados por Ele.
“O amor de Deus para com Israel é comparado ao amor dum pai para com o seu filho. Este amor é mais forte que o de uma mãe para com os seus filhos. Deus ama o seu povo, mais que um esposo a sua bem-amada; este amor vencerá mesmo as piores infidelidades [...]” (Catecismo da Igreja, 219.)
Por isso, é de extrema importância tomarmos consciência do que define a Igreja: Deus se revela por meio das Sagradas Escrituras, da Tradição, dos Sacramentos, da vida de oração e da nossa fé. Que possamos, então, nos aprofundar no conhecimento e na prática da fé.
Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”
"Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos", celebrou o Pontífice diante do cessar-fogo.
Papa: como Maria, buscar respostas com o coração aberto
Ensinando sobre Maria, o Santo Padre a chamou de “verdadeira obra-prima da graça divina”. Saiba mais sobre a Audiência Geral desta quarta-feira.
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.