Formação

Dogmas da Igreja: A Igreja foi fundada por Jesus Cristo

Escrito por Letícia Dias

17 JUL 2024 - 14H20 (Atualizada em 17 JUL 2024 - 16H02)

Mistervlad/ shutterstock

Neste nosso percurso de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja já passamos pelas afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo e à Virgem Maria. Leia MaisDogmas da Igreja: Assunção de MariaDogmas da Igreja: Maria, Mãe de DeusDogmas da Igreja: Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência

Agora, iremos tratar sobre as afirmações de fé em relação ao Papa e à Igreja.

Vamos, então, buscar compreender o dogma: A Igreja foi fundada pelo Deus-Homem, Jesus Cristo.

A respeito dessa afirmação não há dúvidas, a Igreja, de fato, foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo. De acordo com o Catecismo (CIC) pertence ao Filho realizar o plano de salvação do seu Pai e esse é o motivo de toda a sua missão, ou seja, é projeto que nasceu do coração de Deus Pai.

“O Senhor Jesus deu início à sua Igreja, pregando a boa-nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras». Para cumprir a vontade do Pai, Cristo inaugurou na terra o Reino dos céus. A Igreja «é o Reino de Cristo já presente em mistério».”  (CIC, 763)

A partir do Catecismo, podemos compreender que a Igreja nasce da entrega total de Jesus na cruz e por meio da Instituição da Eucaristia.

“Tal começo e crescimento da Igreja exprimem-nos o sangue e a água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado. Porque «foi do lado de Cristo adormecido na cruz que nasceu o sacramento admirável de toda a Igreja. Assim como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz.” (CIC, 766).

Nesse sentido, a Constituição Dogmática Lumen Gentium, diz:

“Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, na qual «Cristo, nossa Páscoa, foi imolado» (1 Cor. 5,7), realiza-se também a obra da nossa redenção. Pelo sacramento do pão eucarístico, ao mesmo tempo, é representada e se realiza a unidade dos fiéis, que constituem um só corpo em Cristo (cfr. 1 Cor. 10,17) …” (item 3).

Timothy Roesdiah/ Shutterstock
Timothy Roesdiah/ Shutterstock


Escolha dos sucessores

O próprio Jesus pensou também numa estrutura para sua Igreja, quando escolheu os Doze para participar de sua missão e, mais tarde, estabeleceu Pedro como Chefe.

“Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e os poderes do inferno jamais conseguirão dominá-la. Vou te dar as chaves do Reino dos Céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”. (Mt 16,18). 

Hoje, vemos o quanto a Igreja, a luz de Cristo, se organiza em comunidades locais, sobre o pastoreio de seus Bispos que devem obediência ao Sucessor de Pedro, o Santo Padre, Papa Francisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...