Estamos passo a passo ganhando o conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja e vimos até aqui as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Nesta semana seguiremos com a formação acerca dos dogmas relacionados aos Sacramentos.
Anteriormente vimos:
O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo, a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento, a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo, a Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação, a Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo, Cristo está presente no Sacramento do Altar pela Transubstanciação e A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.
Vamos, desta vez, buscar compreender o dogma: a Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo.
O Catecismo da Igreja Católica define da seguinte forma:
“A Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos Apóstolos continua a ser exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico. E compreende três graus: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.” (CIC, 1536)
Por isso, a pessoa ordenada é chamada a servir o povo de Deus por meio de seu ministério e Jesus, ao instituir o sacerdócio, concedeu aos apóstolos e seus sucessores a permissão de celebrar os sacramentos, como: a Eucaristia.
“A ordenação também é chamada consecratio — consagração —, porque é um pôr à parte e uma investidura feita pelo próprio Cristo para a sua Igreja. A imposição das mãos do bispo, com a oração consecratória, constituem o sinal visível desta consagração.” (CIC, 1538)
Nesse contexto, não podemos esquecer que a Ordem foi instituída por Nosso Senhor Jesus Cristo na última ceia, ou seja, na quinta-feira santa, antes de sua morte, quando Jesus pede “Isto é meu corpo, dado por vós: fazei isto em memória de mim”. (Lucas 22, 19)
O Sacramento da Ordem é, portanto, essencial para a continuidade da missão de Cristo na Terra, pois garante a unidade e a fidelidade da Igreja à sua missão evangelizadora.
Desse modo, a Ordem é um sacramento que, por meio da imposição das mãos e da oração, confere um caráter indelével, tornando a pessoa apta a exercer funções ministeriais na Igreja, conforme a vocação recebida de Cristo.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.