Formação

Dogmas da Igreja: a Unção dos Enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento

Escrito por Letícia Dias

04 DEZ 2024 - 13H35 (Atualizada em 17 DEZ 2024 - 10H40)

Ann Kosolapova/ shutterstock

Estamos percorrendo os 43 dogmas da Igreja e vimos até aqui as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?

Nesta semana seguiremos com a formação relacionada aos dogmas relacionados aos Sacramentos.

Vimos que:

O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo, a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento, a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo, a Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação, a Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo; e Cristo está presente no Sacramento do Altar pela Transubstanciação.

Vamos, desta vez, buscar compreender o dogma: a Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo

A Unção dos Enfermos integra os sete sacramentos da Igreja e podemos dizer que é uma via de cura e conforto espiritual para as pessoas que estão doentes ou em risco de morte.

“Pela santa Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a Igreja encomenda os doentes ao Senhor, sofredor e glorificado, para que os alivie e os salve: mais ainda, exorta-os a que, associando-se livremente à paixão e morte de Cristo, concorram para o bem do povo de Deus».

A doença e o sofrimento estiveram sempre entre os problemas mais graves que afligem a vida humana. Na doença, o homem experimenta a sua incapacidade, os seus limites, a sua finitude. Qualquer enfermidade pode fazer-nos entrever a morte.” (CIC, 1499/1500)

Desse modo, deve ser realizada por um padre ou bispo, que unge com o óleo sagrado e reza pela pessoa necessitada de intercessão e cura, não apenas física, pois pode ser uma forma de sustento para a alma e preparação para a vida eterna.

Esse sacramento pode ser administrado antes de uma cirurgia, em casos de idosos em idade avançada ou pessoas com doenças graves, seja qual for a gravidade e mais de uma vez.

“Alguém de vós está sofrendo? Reze. Alguém está alegre? Cante. Alguém de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja, a fim de que rezem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se ele cometeu pecados, estes serão perdoados”, diz o trecho bíblico retirado da Carta de São Tiago, também fundamento para esta afirmação de fé acerca da Unção dos Enfermos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...