Estamos percorrendo os 43 dogmas da Igreja e vimos até aqui as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Nesta semana seguiremos com a formação relacionada aos dogmas relacionados aos Sacramentos.
Vimos que:
O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo, a Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento, a Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo, a Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação, a Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo; e Cristo está presente no Sacramento do Altar pela Transubstanciação.
Vamos, desta vez, buscar compreender o dogma: a Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo
A Unção dos Enfermos integra os sete sacramentos da Igreja e podemos dizer que é uma via de cura e conforto espiritual para as pessoas que estão doentes ou em risco de morte.
“Pela santa Unção dos Enfermos e pela oração dos presbíteros, toda a Igreja encomenda os doentes ao Senhor, sofredor e glorificado, para que os alivie e os salve: mais ainda, exorta-os a que, associando-se livremente à paixão e morte de Cristo, concorram para o bem do povo de Deus».
A doença e o sofrimento estiveram sempre entre os problemas mais graves que afligem a vida humana. Na doença, o homem experimenta a sua incapacidade, os seus limites, a sua finitude. Qualquer enfermidade pode fazer-nos entrever a morte.” (CIC, 1499/1500)
Desse modo, deve ser realizada por um padre ou bispo, que unge com o óleo sagrado e reza pela pessoa necessitada de intercessão e cura, não apenas física, pois pode ser uma forma de sustento para a alma e preparação para a vida eterna.
Esse sacramento pode ser administrado antes de uma cirurgia, em casos de idosos em idade avançada ou pessoas com doenças graves, seja qual for a gravidade e mais de uma vez.
“Alguém de vós está sofrendo? Reze. Alguém está alegre? Cante. Alguém de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja, a fim de que rezem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se ele cometeu pecados, estes serão perdoados”, diz o trecho bíblico retirado da Carta de São Tiago, também fundamento para esta afirmação de fé acerca da Unção dos Enfermos.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.