A Igreja Católica possui 43 dogmas, e 5 deles são afirmações sobre Deus.Leia MaisDogmas da Igreja: A Existência de Deus como objeto de féDogmas da Igreja: A existência de Deus
Dentro da série sobre os Dogmas da Igreja, tratamos até aqui acerca da existência de Deus, exploramos o Dogma da Existência de Deus como objeto de fé e hoje vamos abordar o Dogma da Unidade de Deus.
No Cristianismo professamos que há apenas um único de Deus. Nesse sentido, o Catecismo da Igreja nos ensina que é impossível separar essa afirmação do fato de que Ele existe.
“A Israel, seu povo eleito, Deus revelou-Se como sendo único: ‘Escuta, Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças» (Dt 6, 4-5).’
Por meio dos profetas, Deus faz apelo a Israel e a todas as nações para que se voltem para Ele, o Único: "Voltai-vos para Mim, e sereis salvos, todos os confins da terra, porque Eu sou Deus e não há outro [...]” (CIC, 201)
Mas e a Santíssima Trindade?
Embora existam três pessoas distintas na Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, Deus é em sua essência um.
Santo Agostinho afirmava que o entendimento sobre a Santíssima Trindade ultrapassa a nossa compreensão.
Em um de seus pensamentos sobre o assunto, o Santo buscava explicá-la como uma relação de amor: o Pai ama o Filho, o Filho ama o Pai, e o amor entre eles é o Espírito Santo.
“O próprio Jesus confirma que Deus é ‘o único Senhor’ [...] Ao mesmo tempo, dá a entender que Ele próprio é «o Senhor». Confessar que «Jesus é o Senhor» é próprio da fé cristã. Isso não vai contra a fé num Deus Único. Do mesmo modo, crer no Espírito Santo, «que é Senhor e dá a Vida», não introduz qualquer espécie de divisão no Deus único [...]” (CIC, 202)
Faça essa oração à Santíssima Trindade:
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.