Na Igreja há 43 verdades de fé, e destas, 4 são dogmas marianos: a Imaculada Conceição e a Virgindade Perpétua, Maria, Mãe de Deus e a Assunção de Maria. Leia MaisDogmas da Igreja: Imaculada Conceição e Virgindade PerpétuaDogmas da Igreja: O homem caído não pode redimir-se a si próprio
Nas publicações anteriores, aprendemos um pouco mais sobre os três primeiros. Desta vez vamos buscar a compreensão sobre o dogma da Assunção de Maria.
Ele foi proclamado em 01 de novembro de 1950 pelo Papa Pio XII, na Constituição Munificentissimus Deus (Deus munificentíssimo).
“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo”, disse o então papa ao anunciar.
A verdade expressa neste dogma se refere a Mãe de Deus, que no fim de sua vida terrena teve o seu corpo e sua alma elevados aos céus.
“A Virgem Imaculada, preservada imune de toda a mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma e exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte».
A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos” (CIC, 966)
Nesse sentido, a Igreja esclarece que Maria e Jesus foram os únicos a irem para os céus em corpo e alma. Ou seja, nem os Santos tiveram esse privilégio, mas enquanto Jesus em sua ascensão é elevado por Sua própria força, Nossa Senhora é elevada por Deus.
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.