Na Igreja há 43 dogmas, conhecidos como verdades de fé. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?
Na segunda parte deste caminho, que traz os Dogmas sobre Jesus Cristo, já vimos que Jesus Cristo é verdadeiro Deus e Filho de Deus por essência e que Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam.
Vamos agora buscar compreender outro Dogma:
Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física.
Em Jesus há duas essências em uma só pessoa, a divina e a humana, no entanto, não há uma mistura ou divisão, Ele é Deus e humano por inteiro. Apesar de ter se encarnado feito homem, como nós, Jesus é o Filho de Deus e Ele próprio é Deus.
“Devemos confessar que é grande o mistério da piedade: Ele foi manifesto na carne, justificado no Espírito, apareceu aos anjos, foi proclamado aos pagãos, acreditado no mundo, exaltado na glória.” (I Timóteo 3,16).
No Catecismo da Igreja Católica (CIC) no parágrafo 470 somos ensinados que no Mistério da Encarnação de Cristo, Ele assume a natureza humana, mas é do mesmo modo pessoa divina.
“O Filho de Deus comunica à sua humanidade o seu próprio modo de existir pessoal na Santíssima Trindade. E assim, tanto na sua alma como no seu corpo, Cristo exprime humanamente os costumes divinos da Trindade:
«O Filho de Deus trabalhou com mãos humanas, pensou com uma inteligência humana, agiu com uma vontade humana, amou com um coração humano. Nascido da Virgem Maria, tornou-Se verdadeiramente um de nós, semelhante a nós em tudo, exceto no pecado»”
Cristo foi elevado ao Céu em Corpo e Alma
A Igreja nos ensina também que Cristo Ressuscitado é elevado em corpo e alma ao Céu e está sentado à direita do Pai, episódio conhecido como Ascensão do Senhor.
Portanto, “Ninguém subiu ao céu, senão Aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (João 3, 13)
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.