Formação

Dogmas da Igreja: Caráter temporal do mundo

Escrito por Letícia Dias

15 MAR 2024 - 10H10 (Atualizada em 15 MAR 2024 - 13H50)

Sayan Puangkham/ shutterstock

Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?Na Igreja Católica43 verdades de fé, chamadas também de dogmas. Estamos percorrendo o caminho formativo acerca dos 3 dogmas sobre a criação do mundo.

Já vimos o primeiro: Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada e agora buscaremos compreender o caráter temporal do mundo.

Este dogma da Igreja nos faz compreender que o mundo é temporal, ou seja, está condicionado à ação do tempo e suas “leis temporais”.

Isso significa que o mundo no qual vivemos, criado por Deus, passa por mudanças conforme o decorrer do tempo, no andar do calendário e nos acontecimentos diários. Está, ao mesmo tempo, dependente de Deus para continuar existindo.

Somente o Eterno é capaz de prover do nada a existência de algo temporal, como toda a criação. Assim como o mundo é temporal, nossa carne também.

Jesus Cervantes/Shutterstock
Jesus Cervantes/Shutterstock


Contudo, poderemos por meio da Salvação divina desfrutarmos da eternidade com a Santíssima Trindade, os anjos, os Santos e Nossa Senhora se, neste mundo temporal, lutarmos contra o pecado para nos tornarmos pessoas virtuosas e justas.

O mundo e o homem atestam que não têm em si mesmos, nem o seu primeiro princípio, nem o seu fim último, mas que participam do Ser-em-si, sem princípio nem fim. Assim, por estes diversos «caminhos», o homem pode ter acesso ao conhecimento da existência duma realidade que é a causa primeira e o fim último de tudo, «e a que todos chamam Deus»” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 34).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...