Neste caminho formativo de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja que estamos trilhando, já pudemos ver as afirmações relacionadas a Deus, a Jesus Cristo, à criação do mundo, à Virgem Maria, ao Papa e à Igreja. Leia MaisDogmas da Igreja: a Igreja é infalível nas definições de fé e costumesDogmas da Igreja: o Papa é infalível quando se pronuncia 'ex catedra'
Agora, iremos tratar sobre os dogmas relacionados aos Sacramentos.
Inicialmente busquemos, então, compreender o dogma: 'O batismo é o verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo.'
O Batismo é considerado pela Igreja um sacramento instituído por Nosso Senhor, ou seja, não é uma invenção simplesmente humana.
Alguns trechos bíblicos mostram exatamente o momento quando Jesus institui o Batismo, Ele mesmo foi batizado por João Batista no rio Jordão, como narram os Evangelhos.
“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão, ao encontro de João, a fim de ser batizado por ele. João, porém, tentava impedi-lo, dizendo: 'Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?' Mas Jesus respondeu-lhe: 'Deixa por ora, pois assim convém que façamos tudo o que é justo'. E João concordou. Depois do batismo, Jesus saiu logo da água. Os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que disse: “Este é meu Filho amado, de quem eu me agrado”. (Mateus 3,13-17)
“Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. E, logo ao sair da água, viu os céus se abrirem e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele. E veio dos céus uma voz: “Tu és meu Filho amado de quem eu me agrado”. (Marcos 1, 9-11)
“Quando todo o povo estava sendo batizado, e quando Jesus recebeu também o batismo e estava rezando, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. Veio, então, uma voz do céu que dizia: 'Tu és meu Filho muito amado; a ti dedico meu afeto'.” (Lucas 3, 21-22)
Iniciação Cristã
É por meio do Batismo que nos tornamos cristãos, por isso ele é o primeiro entre os sete sacramentos.
O Catecismo da Igreja ensina que ele é o fundamento de toda a vida cristã e a porta da vida espiritual.
”A porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Baptismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo — O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra»” (CIC, 1213)
Papa liga para Gaza após cessar-fogo: “Estavam felizes”
"Disseram que comeram lentilhas com frango, algo que não podiam fazer há tempos", celebrou o Pontífice diante do cessar-fogo.
Papa: como Maria, buscar respostas com o coração aberto
Ensinando sobre Maria, o Santo Padre a chamou de “verdadeira obra-prima da graça divina”. Saiba mais sobre a Audiência Geral desta quarta-feira.
Veja como viver o Ano Jubilar em comunhão e práticas de fé
Veja como fortalecer a esperança e a fé durante o Jubileu da Esperança, com três dicas que vão te ajudar a vivenciar o Tempo da Graça de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.