Formação

Dogmas da Igreja: O homem é formado de corpo material e alma espiritual

Escrito por Letícia Dias

22 MAI 2024 - 15H19 (Atualizada em 03 JUN 2024 - 14H35)

Cast Of Thousands/ shutterstock

Estamos num percurso de conhecimento acerca dos 43 dogmas da Igreja. Tratamos dos temas relacionados a Deus, a Jesus Cristo e à criação do mundo.

A partir desta semana, iremos tratar sobre as afirmações de fé em relação ao ser humano. Leia MaisVocê sabe as 43 verdades de fé da Igreja Católica?

Desta vez, nos atentaremos ao dogma: "O homem é formado de corpo material e alma espiritual".

O Catecismo da Igreja (CIC) no trecho sobre a “Profissão de fé”, fala da unidade do nosso corpo e alma:

“A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser, ao mesmo tempo, corporal e espiritual. A narrativa bíblica exprime esta realidade numa linguagem simbólica, quando afirma que «Deus formou o homem com o pó da terra, insuflou-lhe pelas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se num ser vivo» (Gn 2, 7). O homem, no seu ser total, foi, portanto, querido por Deus.” (CIC, 362)

A partir disso, compreendemos que o corpo humano, animado por uma alma, faz parte da dignidade da imagem e semelhança de Deus. Assim, nós seres humanos somos chamados e destinados a nos tornarmos Templo do Espírito Santo.

“A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a «forma» do corpo; quer dizer, é graças à alma espiritual que o corpo, constituído de matéria, é um corpo humano e vivo. No homem, o espírito e a matéria não são duas naturezas unidas, mas a sua união forma uma única natureza.” (CIC, 365)

Por meio do CIC também temos, como cristãos católicos, a compreensão de que a alma é criada por Deus sem a contribuição dos nossos pais, como o corpo físico, de modo que ela não tem fim quando se separa do corpo ao chegar da morte física.

Nesse sentido, São Tomás de Aquilo dizia que a alma possui três características:

1. Imaterial: “A alma que é o princípio de vida não é corpo”;

2. Subsistente: “o princípio da operação do intelecto, que é a alma humana, é um princípio incorpóreo e subsistente”;

3. Imortal: “É necessário dizer que a alma humana, que chamamos de princípio intelectivo, é incorruptível.”

Fonte: comshalom

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