Estamos aprendendo mais acerca dos 43 dogmas da Igreja, voltados agora para as verdades de fé que dizem respeito ao ser humano.
Vimos, na última vez, que o homem é formado de corpo material e alma espiritual. Hoje buscaremos a compreensão em relação ao dogma:
O pecado de Adão se propaga a todos os seus descendentes por geração, não por imitação.
Todos nós seres humanos viemos a este mundo com o pecado original. “Portanto, assim como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, entrou a morte; assim, a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram.” (Rm 5, 12)
O Catecismo da Igreja afirma que o primeiro homem perdeu a santidade vinda de Deus para si mesmo e para todos. Ou seja, a natureza humana foi manchada pelo pecado de Adão e Eva e, então, privada da santidade antes da vinda de Cristo.
“Todo o gênero humano é, em Adão, «sicut unum corpus unius hominis — como um só corpo dum único homem» (294). Em virtude desta «unidade do gênero humano», todos os homens estão implicados no pecado de Adão, do mesmo modo que todos estão implicados na justificação de Cristo.” (CIC, 404)
Livres do pecado original
O Sacramento do Batismo apaga a mancha do pecado original e devolve aos homens a proximidade de Deus.
Por isso, embora as crianças sejam puras e isentas de pecado, a Igreja recomenda o batismo para que se tornem filhas de Deus, livres do pecado original herdado por gerações.
“O batismo, ao conferir a vida da graça de Cristo, apaga o pecado original e reorienta o homem para Deus, mas as consequências para a natureza, enfraquecida e inclinada para o mal, persistem no homem e convidam-no ao combate espiritual.” (CIC, 405)
Papa emociona fiéis ao aparecer de surpresa em missa
Francisco apareceu na Praça de São Pedro e saudou fiéis presentes pelo Jubileu dos Enfermos e Mundo da Saúde
Conheça a identidade visual da Igreja para a COP 30
Mais uma vez a Igreja Católica reforça sua preocupação com o meio ambiente, entre a Campanha da Fraternidade e a realização da COP 30, com o lançamento da identidade visual da Igreja.
Deus está sempre ao seu lado! Renove sua fé com esperança
A fé em Deus nos ajuda a atravessar qualquer tempestade. Confie que nenhuma dor é para sempre. O Senhor está no controle!
Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.