Chegamos ao quinto e último Dogma que compõe as afirmações e verdades sobre Deus: A Santíssima Trindade.
Este Dogma trata a realidade trinitária de Nosso Senhor: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, três pessoas formam um único Deus.
O mistério da Trindade é muitas vezes incompreensível para as nossas limitações humanas. Como um só Deus pode ser ao mesmo tempo “ser divido” em três?
Talvez não chegaremos a uma conclusão palpável, mas recordemos, por exemplo, que o próprio Jesus disse que Ele estava no Pai e vice-versa.
“Senhor – disse-lhe Filipe – 'mostra-nos o Pai, e isto nos basta'. Disse-lhe Jesus: 'Filipe, faz tanto tempo que estou convosco e tu não me conheces? Quem me viu, viu o Pai!
Como é que podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo, não as digo de mim mesmo; mas o Pai que mora em mim realiza suas obras'.” (João 14, 8)
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) também nos ensina que as pessoas divinas da Trindade não são divididas entre si, ou seja, são Deus por inteiro.
“O Pai é aquilo mesmo que o Filho, o Filho aquilo mesmo que o Pai, o Pai e o Filho aquilo mesmo que o Espírito Santo, ou seja, um único Deus por natureza». «Cada uma das três pessoas é esta realidade, quer dizer, a substância, a essência ou a natureza divina»." (CIC, 253)
Por isso, ao falarmos da Santíssima Trindade e afirmar que cremos nesta unidade trinitária, podemos refletir sobre um pensamento do Papa Francisco:
“[...] A Trindade nos ensina que nunca se pode ficar sem o outro. Não somos ilhas, estamos no mundo para viver à imagem de Deus: abertos, necessitados dos outros e necessitados de ajudar os outros.”
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.