Formação

Fundamentos da fé católica

Escrito por Letícia Dias

23 JUL 2024 - 15H37 (Atualizada em 23 JUL 2024 - 16H30)

shutting/ shutterstock

Nós católicos somos questionados acerca de alguns temas dos quais, muitas vezes, são esperadas respostas baseadas em versículos bíblicos. Leia MaisA fé pela intercessão da Mãe AparecidaÉ na fraqueza que a nossa fé nos revela a força de DeusA Fé e as dúvidas

Precisamos nos atentar que a nossa fé católica tem como base três fundamentos: As Sagradas Escrituras, a Tradição e o Magistério.

Essa base da fé da Igreja Católica permitiu que, ao longo dos séculos, a fé permanecesse firme e ligada ao que foi revelado pelo Pai a Jesus e aos apóstolos.

Por isso, preparamos para você uma explicação de cada um deles. Confira!

1. Sagradas Escrituras

A Bíblia, chamada também de Sagrada Escritura, é formada pelo Antigo e Novo Testamento e narra a história da nossa Salvação, desde Adão até a segunda volta de Nosso Senhor, Jesus Cristo.

“A Tradição sagrada e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim». Uma e outra tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu estar com os seus, «sempre, até ao fim do mundo» (Mt 28, 20).” (Catecismo da Igreja, 80)

Madcat_Madlove/ shutterstock
Madcat_Madlove/ shutterstock


2. Tradição

Diz respeito aos ensinamentos deixados por Jesus e os apóstolos e foram aos poucos sendo propagados de geração em geração. Exemplos: ensinamentos que não encontramos na Bíblia, contudo de importância para a fé cristã, liturgia, ritos. Há, nesse sentindo, a tradição apostólica e a tradição viva.

“Tradição de que falamos aqui é a que vem dos Apóstolos. Ela transmite o que estes receberam do ensino e do exemplo de Jesus e aprenderam pelo Espírito Santo. De fato, a primeira geração de cristãos não tinha ainda um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento testemunha o processo da Tradição viva.” (Catecismo da Igreja, 83)

Thiago Leon
Thiago Leon


3. Magistério

“O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus, escrita ou contida na Tradição, foi confiado só ao Magistério vivo da Igreja, cuja autoridade é exercida em nome de Jesus Cristo (51), isto é, aos bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o bispo de Roma.

Todavia, este Magistério não está acima da Palavra de Deus, mas sim ao seu serviço...

O Magistério é a autoridade de ensino da Igreja Católica, composta pelo Papa e pelos bispos em comunhão com ele. O Magistério tem a responsabilidade de interpretar autenticamente a Palavra de Deus contida tanto na Escritura quanto na Tradição.” (Catecismo da Igreja, 86).

Ou seja, nós católicos acreditamos que o Papa, os bispos em união com Cristo e por meio do Espírito são escolhidos para explicar, definir a doutrina, dar orientações acerca de questões morais e éticas e principalmente auxiliar os fieis na interpretação correta das Escrituras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...