Formação

Ir à missa aos domingos é apenas uma obrigação?

Escrito por Redação A12

23 JUL 2024 - 10H50 (Atualizada em 23 JUL 2024 - 11H54)

João Pedro Oliveira/ A12

“Não é suficiente responder que é um preceito da Igreja. Isto ajuda a preservar o seu valor, mas sozinho não basta. Nós, cristãos, temos necessidade de participar na Missa dominical, porque só com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos pôr em prática o seu mandamento, e assim ser suas testemunhas credíveis.” (Papa Francisco, em dezembro de 2017).

Ir à Missa no Dia do Senhor é, sim, um preceito, como vemos no primeiro mandamento da Igreja: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda…” Leia MaisO Maior Milagre: Uma animação que nos mostra o milagre que é a Santa Missa Em quais dias é obrigatório participar da Santa Missa?É possível celebrar a Santa Missa sem música?

Mas, precisamos encarar isso não simplesmente como uma regra, uma obrigação, mas como um dom concedido por Deus a seu povo. Nesse sentido, afirmou o Padre Gerson Schmidt, da Arquidiocese de Porto Alegre, em seu artigo publicado no Vatican News:

“O Papa Francisco diz com clareza que o domingo, antes de ser um preceito, é um dom que Deus faz ao seu povo e, por esse motivo, a Igreja o guarda como um preceito, justamente, porque, antes de tudo, é um dom maravilhoso para a Igreja, o batizado, o filho de Deus.”

wideonet/ shutterstock
wideonet/ shutterstock


Padre Gerson mencionou o volume 12 da Coleção “Cadernos do Concílio”, de autoria do Pe. Giuseppe Midili, diretor do Escritório Litúrgico da Diocese de Roma e professor de liturgia pastoral no Pontifício Ateneu e Colégio Santo Anselmo, em Roma, que comenta aquilo dito pelo Santo Padre acerca da Eucaristia e do domingo, de fato, como um dom.

“Apresentar o domingo como dom reenvia a celebração eucarística na qual Cristo se oferece, isso é, quando cumpre a doação de si ao Pai e associa esse ato de amor à humanidade inteira, tornando atual a prática de culto que constitui a característica da Igreja […] deve ser proposto e compreendido não tanto como obrigação de santificar um dia, mas justamente como ocasião para redescobrir o valor do Dies Domini [Dia do Senhor]”.

Podemos, então, encontrar na Santa Missa dominical o valor de um Deus que destina a nós o seu amor, destina a Si mesmo como alimento de nossas almas. A Eucaristia é, sem dúvidas, o sustento necessário para lidarmos com nossas particularidades, mas também fonte de vida para transbordarmos o amor de Deus na vida dos nossos irmãos e irmãs.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...