Formação

Modelos de fé na Novena da Padroeira: o profeta Isaías

Escrito por Redação A12

09 OUT 2024 - 09H11 (Atualizada em 09 OUT 2024 - 12H11)

Shutterstock AI/Shutterstock

A Novena em preparação para a Festa da Padroeira neste ano tem o papel de fortalecer a fé dos devotos e devotas de Nossa Senhora, apresentar e ensinar os símbolos do Jubileu, com destaque para a peregrinação como um ato de devoção e a Porta Santa como símbolo de acesso à misericórdia divina.

Nesse sentido, nos convida também a refletir exemplos de fé que foram peregrinos, por meio de figuras bíblicas, como o profeta Miqueias, e de Santo Afonso Maria de Ligório, com a proposta de uma atualização para o contexto atual.

Neste sétimo dia, vamos refletir acerca do Profeta Isaías, que deseja a busca por sustentabilidade e justiça ambiental:

MEE KO DONG/ Shutterstock
MEE KO DONG/ Shutterstock


“Pois eis que vou criar novos céus e nova terra; não se recordará mais o passado, não virá mais à mente. Alegrai-vos, porém, e exultai para sempre por aquilo que estou para criar, pois farei de Jerusalém uma exultação e de seu povo, uma alegria.” (Is 65,17-18).

Isaías faz um convite à conversão, que inclui o respeito pela criação e o cuidado com a Casa Comum. É um alerta de que o bem-estar humano está inteiramente ligado ao equilíbrio do meio ambiente. 

O profeta dos dias de hoje que nos alerta para a chamada ecologia integral, onde a fé e a prática ambiental andam juntas, é o Papa Francisco, que em 2016 presenteou a Igreja com a encíclica Laudato Si’. “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer?”, nos questiona Francisco.

Vatican Media
Vatican Media


Isaías sonha com fé e esperança junto ao coração de Deus, que tenhamos condições de viver em um mundo sustentável em que sejamos cuidadores da natureza.

“Não haverá mais criança que viva só poucos dias, nem velho que não chegue à plenitude de seus dias; porque será jovem quem morrer aos cem anos, e quem não chegar aos cem anos será considerado maldito. Construirão casas e nelas habitarão, plantarão vinhas e comerão seus frutos. Não mais construirão para que um outro more, nem plantarão para que um outro coma; porque como a idade da árvore será a idade de meu povo. Meus eleitos usarão por longo tempo os produtos de suas mãos”. (Is 65,20-22).

Que a voz de Isaías, que se faz presente no Santo Padre nos dias de hoje, seja cada vez mais urgente para a humanidade, a fim de que haja real esperança de vida aos peregrinos da nossa e das futuras gerações.

:: Acenda sua vela virtual e eleve suas preces ao Santuário! Clique aqui e faça sua oração on-line.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Formação

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...