Dentro das reflexões da Novena em preparação para a Festa da Padroeira deste ano, temos o tema “Mãe Aparecida, somos peregrinos-cuidadores da natureza!” como proposta para o sétimo dia. Leia MaisA seca prolongada e os efeitos danosos para o meio ambiente e para os seres humanosRepam-Brasil se prepara para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
O meio ambiente é uma dádiva desde a criação.
No entanto, embora Deus tenha deixado o cuidado da Terra sobre a nossa responsabilidade, muitas vezes vemos que não é bem isso que acontece devido ao desmatamento, os desperdícios e a ausência de preocupação com o planeta que deixaremos para as crianças e as futuras gerações.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) no item 2415 afirma sobre a criação:
“A criação tem o seu valor próprio, e o homem deve respeitar, com delicadeza, cada criatura, com o seu valor próprio, evitando o uso indiscriminado das coisas.”
Nesse sentido, o Papa Francisco chamou a nossa atenção, em sua Encíclica Laudato Si’, acerca da importância de proteger a Casa Comum e refletir o poder que as nossas ações têm de refletir no futuro das crianças, pois elas que mais sofrerão com as consequências.
“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão a crescer? Esta pergunta não toca apenas o meio ambiente de maneira isolada, porque não se pode pôr a questão de forma fragmentária. Quando nos interrogamos acerca do mundo que queremos deixar, referimo-nos sobretudo à sua orientação geral, ao seu sentido, aos seus valores.” (Laudato Si’, 160).
O Documento de Aparecida (2007) também nos fala a respeito desse cuidado necessário para a criação, dom de Deus:
“A criação também é manifestação do amor providente de Deus; foi-nos entregue para que cuidemos dela e a transformemos em fonte de vida digna para todos […]
Nossa 'irmã, a Mãe Terra' é nossa casa comum e o lugar da aliança de Deus com os seres humanos e com toda a criação. Desatender as mútuas relações e o equilíbrio que o próprio Deus estabeleceu entre as realidades criadas, é uma ofensa ao Criador, um atentado contra a biodiversidade e, definitivamente, contra a vida.” (DA 125).
Peçamos, então, a Mãe da humanidade e Senhora das criaturas, a Mãe Aparecida, que nos inspire em nossas ações diárias para preservarmos o mundo que Deus confiou ao nosso cuidado.
Seja por meio do plantio de uma árvore, da economia de água, redução do lixo ou um uso reduzido de plástico, tudo com o desejo de deixar um planeta mais bonito e preservado para as crianças do futuro.
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.