Com a chegada da Quaresma, muitos católicos seguem a tradição de substituir a carne vermelha pelo peixe, de modo particular nas sextas-feiras. Esse costume, enraizado na história da Igreja, está ligado à penitência e ao sacrifício, práticas comuns deste tempo litúrgico.
Evitar carne durante a Quaresma tem raízes nos primeiros séculos do cristianismo. Os primeiros cristãos já adotavam jejuns como forma de purificação espiritual e preparação para a celebração da ressurreição de Cristo. Com o tempo, essa tradição foi reforçada pela Igreja.
Já no século XVI, o Papa Paulo IV reforçou essa prática e incentivou os fiéis a substituírem a carne vermelha pelo peixe como um gesto de penitência e renúncia.
add_box Qual o significado do peixe para os cristãos?
Por que peixe pode e frango não?

Uma dúvida comum é: por que o peixe é permitido na Quaresma, enquanto frango e outras carnes brancas não são?
Nas Sagradas Escrituras, São Paulo afirma:
“Nem todas as carnes são iguais: uma é a dos homens e outra a dos animais; a das aves difere da dos peixes” (1 Coríntios 15,39).
Historicamente, a Igreja classificou os animais terrestres como aqueles cuja carne deveria ser evitada durante a Quaresma, pois eram associados à fartura e ao luxo e também considerados de “sangue quente”. Já o peixe, “de sangue frio”, por ser um alimento mais simples e ligado à vida dos pescadores, muitos dos quais eram discípulos de Jesus, foi permitido como alternativa.
Além disso, o peixe tem um forte simbolismo cristão. Nos primeiros séculos, os cristãos perseguidos usavam o desenho de um peixe como um sinal de sua fé. Nosso Senhor mesmo multiplicou os peixes para alimentar a multidão (Mt 14,13-21).
O sentido da abstinência
O objetivo da abstinência de carne na Quaresma não é apenas uma mudança alimentar, mas um convite à conversão interior. A Igreja ensina que esse período deve ser vivido com oração, jejum e caridade.
Ao longo dos séculos, a tradição da abstinência de carne se adaptou às realidades culturais e econômicas de cada época, mas sua essência permanece a mesma: um ato de humildade, desapego e união com o sacrifício de Cristo.
Assim, mais do que uma questão alimentar, o consumo de peixe na Quaresma se torna um símbolo da vivência da fé e da preparação para a Páscoa.
add_box Em a12.com/quaresma você pode conferir outros conteúdos como este.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.