Leia MaisPapa Francisco anuncia nova encíclica dedicada ao Sagrado Coração de JesusRezemos ao Sagrado Coração de Jesus nesta 1ª sexta-feira de outubro
Margarida Maria Alacoque, religiosa da Congregação da Visitação, viveu por muito tempo em um convento na França, onde obteve diversas revelações do próprio Jesus sobre o Sagrado Coração. Por esse motivo, ficou conhecida como uma grande mística.
Em 27 de dezembro de 1673, Margarida recebeu a visita de Jesus, que conforme narra a tradição, fez um convite para que ela ocupasse o lugar de São João na cena da Última Ceia.
João teria sido o único apóstolo a repousar a cabeça sobre o peito de Jesus.
Naquele momento, Jesus disse a ela:
“Meu divino coração é tão apaixonado de amor pelos homens que, não podendo conter em si as chamas da sua ardente caridade, precisa da tua ajuda para difundi-las. Por isso, escolhi você para este grande desígnio”.
Jesus apareceu outras vezes à Margarida, falou e mostrou a ela o Seu Sagrado Coração.
“Eis o Coração que tanto tem amado os homens, que nada tem se poupado até se esgotar e consumir para testemunhar-lhes o seu amor; e em reconhecimento não recebo da maior parte deles senão ingratidões por meio das irreverências e sacrilégios, tibiezas e desdéns que usam para comigo neste Sacramento de amor. E o que me custa é serem corações a mim consagrados os que assim me tratam”.
Nesse contexto, Jesus pediu a Santa Margarida que houvesse uma festa em honra ao Seu Sagrado Coração e fossem feitas orações em reparação às ofensas que recebia.
Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
No dia 20 de outubro de 1672, um Padre alemão chamado João Eudes foi quem celebrou o Sagrado Coração Jesus pela primeira vez, embora alguns místicos alemães da Idade Média já cultivassem a devoção, como:
Matilde de Magdeburg (1212-1283), Matilde de Hackeborn (1241-1298), Gertrudes de Helfta (1256-1302) e o Beato dominicano Enrico Suso (1295 - 1366).
A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é sempre celebrada logo após outra Solenidade do Tempo Comum — Corpus Christi. Esta data passou a compor o calendário litúrgico da Igreja no ano de 1856, quando Pio IX era o Papa.
No #A12Responde, o Pe. Camilo Júnior C.Ss.R. explica também como nasceu esta devoção.
Confira!
Fonte: Vatican News e Encontro com Cristo
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Das raízes a Belém: a história por trás da Genealogia de Jesus
O Padre Inácio de Medeiros, C.Ss.R., explica a importância da genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus e seu cumprimento das profecias messiânicas.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.