Na Igreja, há três virtudes teologais: fé, esperança e caridade. O termo “teologal” diz respeito àquilo que está diretamente ligado a Deus.
Leia MaisPapa Francisco inicia catequese sobre as virtudes teologaisO Catecismo da Igreja Católica (CIC) nos ensina que as virtudes teologais são a base de toda ação moral cristã e dão vida às virtudes morais.
“São infundidas por Deus na alma dos fiéis para os tornar capazes de proceder como filhos seus e, assim, merecerem a vida eterna” (CIC, 1813)
Neste primeiro texto da Série Virtudes Teologais vamos abordar a fé. Nesse sentido, as Sagradas Escrituras apresentam diversos versículos que mostram o quanto a fé transformou a vida daqueles que acreditaram.
Veja:
“Jesus, voltando-se, viu-a e lhe disse: “Coragem, filha, tua fé te salvou”. Na mesma hora a mulher ficou curada.” (Mt 9,22)
“Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram e Jesus perguntou-lhes: “Credes que tenho poder para fazer isto?” “Sim, Senhor”, responderam. Então tocou-lhes os olhos, dizendo: 'Que vos aconteça conforme vossa fé'”. (Mt 9,28)
“Aí um leproso chegou perto e prostrou-se diante dele, dizendo: “Senhor, se quereis, podeis curar-me”. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: “Eu quero; fica curado!” Na mesma hora sua lepra desapareceu.” (Mt 8,3)
A fé como virtude teologal
O Catecismo explica que a fé é a virtude teologal na qual acreditamos em tudo o que vem de Deus, o que Ele nos disse, revelou, e também no que a Santa Igreja apresenta a nós como verdade de fé.
“Pela fé, «o homem entrega-se total e livremente a Deus»[…] O dom da fé permanece naquele que não pecou contra ela. Mas, «sem obras, a fé está morta» (Tg 2, 26): privada da esperança e do amor, a fé não une plenamente o fiel a Cristo, nem faz dele um membro vivo do seu corpo.” (CIC, 1814-1815)
O legado de Frei Joel Postma, referência da música Litúrgica no Brasil
Frei Joel Postma, referência na música litúrgica no Brasil, faleceu em Belo Horizonte. Ele foi assessor do Setor de Música Litúrgica da CNBB por 13 anos e criou o CELMU e o ODC.
Indulgência plenária do Dia de Finados: como conseguir?
O Dia de Finados é oportunidade de rezar pelos fiéis falecidos e também de obter indulgência plenária.
Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Participantes do Sínodo em Roma falam do que esperam para o Jubileu Ordinário da Igreja, que terá início no fim deste ano
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.