Nesta segunda parte da Série Virtudes Teologais, vamos tratar sobre a esperança. Como cristãos professamos que a Esperança não é algo, mas alguém — Jesus Cristo.
É Ele a razão e motivação de toda a nossa vida. Nele devemos depositar toda a nossa confiança e a nossa vida. Leia MaisVirtudes teologais: a féPapa Francisco inicia catequese sobre as virtudes teologais
No Catecismo da Igreja Católica (CIC) vemos que a esperança como virtude teologal é aquela que faz crermos no Reino dos céus e na vida eterna e a buscar nossas forças, não em nós mesmos, mas no auxílio do Espírito Santo.
“A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.” (CIC, 1818)
Além disso, o Catecismo afirma que a esperança cristã possui sua origem em nosso pai da fé, Abraão, que graças a sua confiança plena em Deus durante a provação do sacrifício de Isaac, foi enriquecida com as promessas e proteção do Pai.
Nesse sentido, esperemos tudo de Deus em meio as adversidades e situações que se apresentam no dia a dia, pois a esperança é algo concreto.
“Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel” (Hb 10, 23).
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.